ANÁLISE DO CONTEÚDO DE MICROBIOLOGIA PRESENTE NA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS

Autores/as

  • Júlia Firme Freitas Universidade Federal de Ouro Preto
  • Fábio Augusto Rodrigues Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leandro Márcio Moreira Universidade Federal de Ouro Preto

Resumen

Textos de divulgação científica (TDC) são ferramentas importantes para a popularização da ciência, pois fornecem a oportunidade do público leigo ter contato direto com as descobertas e avanços científicos. Embora existam diversificados títulos de revistas de divulgação científica (RDC) disponibilizando informações para o público adulto, para o público infantil são poucos os periódicos com este propósito. A revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) é apontada como um exemplo de RDC brasileira para o público infantil. Devido à sua preocupação com a qualidade da informação cientifica apresentada, associado ao esforço em interagir com seu público alvo, resultando num conjunto de textos e atividades que torna sua leitura agradável a pessoas de todas as idades, em especial às crianças, público alvo de sua proposta. Temas de biologia são largamente abordados nos TDC, e poderiam auxiliar os professores de educação básica na abordagem de temas complexos da disciplina. O objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo da temática microbiologia da revista Ciência Hoje das Crianças, durante o período de 13 anos. Durante a análise foi possível constatar que a revista possui uma grande quantidade de textos de microbiologia com conteúdos de saúde, especialmente artigos sobre a higiene e os cuidados com o corpo. Ainda assim, a revista consegue abordar diversos temas, organismos, relações e aplicações tecnológicas e associá-los ao cotidiano do leitor. Dessa forma, esse material pode se constituir em um importante elemento para a aprendizagem científica.

Biografía del autor/a

Júlia Firme Freitas, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Bacharelada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental, atuando principalmente no estudo do processo microbiano de biodegradação em biorreatores. Atualmente cursa a graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Ouro Preto, sendo estagiária no programa PIBID-UFOP no subprojeto Interdisciplinar de Ciências (Biologia, Física e Química) na área de educação financiado pela CAPES.

Fábio Augusto Rodrigues Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor adjunto, nível I, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação(ensino e pesquisa), com interesse principalmente nos seguintes temas: formação de conceitos na Ciência e no Ensino de Biologia, formação de professores inicial e continuada, perfil conceitual, educação ambiental, relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e conhecimento escolar, Teoria ator-rede e os contextos de aprendizagem.

Leandro Márcio Moreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Sao Judas Tadeu - SP (1995-1998), Especialização em Biologia Molecular Aplicada pela Universidade Sao Judas Tadeu - SP (1998-2000), Mestrado (2000 a 2002) e Doutorado (2002 a 2006) em Ciências - Modalidade Bioquímica - pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Adjunto IV na área de Bioquímica e Biologia Molecular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência em Bioquímica e Biologia Molecular de Fitopatógenos, Genômica Estrutural e Funcional, Bioinformática e Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular com ênfase em: (1) Análise da composição de ilhas de patogenicidade em genomas bacterianos, (2) Análise do perfil metabólico de cepas microbianas (selvagens e mutantes), (3) Análise de dados em larga escala oriundos de estudos de genômica comparativa, transcrissoma e proteoma, (4) Estudo de Microbiota associada à interação Planta-Parasita (5) Metagenômica de cavernas de canga.

Publicado

2015-11-20

Cómo citar

Freitas, J. F., Silva, F. A. R., & Moreira, L. M. (2015). ANÁLISE DO CONTEÚDO DE MICROBIOLOGIA PRESENTE NA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(1), 1–22. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/452

Número

Sección

Artigos Científicos