A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM ESTUDO NO CURSO DE FÍSICA DA UFPI

Autores/as

  • Boniek Venceslau da Cruz Silva

Resumen

O papel da História e Filosofia da Ciência, na sala de aula, é reconhecido na área de Ensino de Ciências. Hoje, há certo consenso sobre as vantagens que a inclusão da História e Filosofia da Ciência proporcionam na sala de aula. Um desses resultados constantemente apontado diz que elas podem tanto favorecer a aprendizagem de teorias científicas como subsidiar discussões relacionadas à natureza da ciência. No entanto, um problema ainda não esclarecido é como inseri - las na sala de aula. Várias pesquisas de mestrado e doutorado apontam relatos de experiências buscando responder a essa questão. Mas, será que essas preocupações são encontradas na formação inicial do professor de física? Será que sua formação oferece subsídios para que ele construa estratégias didáticas baseadas na História e Filosofia da Ciência? Neste trabalho, apontamos os principais resultados de um estudo que buscou algumas respostas a essa questão. O estudo foi realizado com 80 alunos em um curso de formação de professores de física de uma instituição de ensino pública. Como resultados iniciais, apontamos que, na matriz curricular do curso, existem focos de discussão sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência, na sala de aula, nas ementas de algumas disciplinas. Contudo, elas não são objetos de discussão, ocasionando tanto a falta de conhecimento dos alunos sobre o seu papel na sala de aula como possibilidades de inseri - las de forma adequada.

Palavras-chave: ensino de física; história da ciência; sala de aula; professores de física.

Publicado

2014-10-08

Cómo citar

da Cruz Silva, B. V. (2014). A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM ESTUDO NO CURSO DE FÍSICA DA UFPI. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(1), 39–50. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/328

Número

Sección

Artigos Científicos