INVESTIGANDO A ENERGIA NUCLEAR EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Mércio José Lunkes
  • João Bernardes da Rocha Filho

Resumen

O presente artigo foi elaborado a partir dos resultados de um trabalho interdisciplinar, entre as disciplinas de Física e Geografia, e relata a experiência vivenciada nas aulas de física. Pretende compreender a importância de trazermos, para a sala de aula, assunto veiculado em diversos meios de comunicação. A investigação enfoca a Energia Nuclear, em função do acidente radiológico japonês, ocorrido em março de 2011. Inicialmente, lançamos um questionário prévio objetivando levantar os conhecimentos dos alunos acerca do tema, considerando as informações que circulam nas diferentes mídias. Em sequência, os alunos foram convidados a pesquisar sobre o assunto, bem como sobre os conceitos científicos envolvidos, o que possibilitou a elaboração de trabalho escrito e apresentado individualmente às disciplinas envolvidas. Como a defesa da tese é parte essencial no processo investigativo, alguns alunos apresentaram um seminário cuja plateia envolveu diversos professores de diferentes áreas do conhecimento e todos os alunos do Ensino Médio da escola. Concluída a investigação, verificamos significativa mudança de opinião em relação aos conceitos científicos, percebemos, ainda, que essa proposta proporcionou aproximação entre os conteúdos da disciplina e assuntos relevantes que circulam nos meios de comunicação.

palavras-chave: energia nuclear; interdisciplinaridade; usinas termonucleares; radiação.

Publicado

2014-10-08

Cómo citar

Lunkes, M. J., & Filho, J. B. da R. (2014). INVESTIGANDO A ENERGIA NUCLEAR EM SALA DE AULA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(1), 1–18. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/326

Número

Sección

Artigos Científicos