O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA E A INTENSIFICAÇÃO DAS DESIGUALDADES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2241

Palabras clave:

Ensino público, Desigualdades educacionais, Ensino remoto emergencial, Exclusão digital

Resumen

Este estudo discute, em campo teórico, os efeitos produzidos na educação tecnologicamente mediada e ofertada à população em vulnerabilidade social e econômica durante a crise sanitária da Covid-19. A análise realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, teve como escopo a utilização das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem em decorrência do fechamento das escolas nesse período. Constatou-se que o Ensino Emergencial Remoto deu destaque à intensificação do uso dos recursos digitais, independente da realidade vivenciada pelas diferentes classes e do funcionamento das estruturas econômicas no país. Outro fato verificado é que o inquietante cenário educacional deriva, entre outros fatores, das condições da educação pública, cujas sequelas da precarização do ensino, incidem fortemente sobre a população mais vulnerável. Desse modo, a desconsideração da realidade social majoritária no país, precarizou ainda mais a efetivação do ensino por intermédio de dispositivos tecnológicos, com grande figuração de defasagem na aprendizagem.

Biografía del autor/a

Ana Carolinne Martins Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda em Pedagogia, vinculada ao Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás.

Gislene Lisboa Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Especialista em Imunologia (UFG), Mestre em Biologia: área de concentração - Ecologia (UFG), Doutora em Educação (PUC - GO), Docente da Universidade Estadual de Goiás - UEG, lotada no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - CEAR.
Participante como pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa e estudo: Kadjot (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre relações entre tecnologias e a educação) e GEFOPI (Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.
Pesquisa na área de Inclusão Digital de Alunos de Jovens e Adultos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Goiânia e do Distrito Federal

Fernando Lionel Quiroga, Universidade Estadual de Goiás

Professor do Quadro Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) na área de Fundamentos da Educação. Atua no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - CEAR/Anápolis,desempenhando a função de Coordenação de Ensino. É Doutor (2017) e Mestre (2013) em Ciências pelo programa Multidisciplinar: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Seus temas de pesquisa dialogam com os seguintes campos: educação em ambiente hospitalar, problemas da escola contemporânea, educação, sociologia, epistemologia da pesquisa, filosofia, saúde e processos educacionais. É autor dos livros: O mal-estar na contemporaneidade e suas expressões na docência (Ed. Paco) e A escola no hospital: histórias de vida e trajetórias escolares de adolescentes com câncer e de seus professores (CRV). Graduação em Filosofia (em andamento)(Graduação/Bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2022-10-03

Cómo citar

Silva, A. C. M., Oliveira, G. L., & Quiroga, F. L. (2022). O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA E A INTENSIFICAÇÃO DAS DESIGUALDADES. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 13(3), 185–197. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2241