O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM TEMAS RELACIONADOS À BIOÉTICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Paula Cavion Costa Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Júlia Piccini Ferrarini Universidade de Caxias do Sul
  • Guilherme Brambatti Guzzo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1730

Palabras clave:

pensamento crítico, bioética, aborto, eutanásia, ética animal.

Resumen

Pensar criticamente significa ter a capacidade de avaliar ideias e a disposição para ajustar pontos de vista de acordo com isso. Exercer o pensamento crítico é importante para a vida escolar e para o cotidiano. Neste artigo, apresentamos um relato de experiência da aplicação de oficinas sobre tópicos de bioética com dois grupos de diferentes idades: uma turma de Ensino Médio de uma escola pública da Serra Gaúcha e um grupo de adultos interessados no tema. O objetivo foi exercitar nos participantes um componente fundamental do pensamento crítico: a revisão de ideias. Na escola foram realizados encontros com duração de quarenta e cinco minutos, e com o grupo de adultos foram desenvolvidas três oficinas de aproximadamente três horas. Foram discutidos assuntos como o aborto, o uso de animais para atividades humanas e a eutanásia. Para cada tema, os participantes foram convidados a refletir sobre eles, e utilizaram uma escala que indicava a confiança que tinham em seu ponto de vista sobre o assunto. Após, compartilharam com os colegas as suas conclusões, seu grau de confiança nelas e as razões que as sustentavam. Foi perceptível que os alunos jovens mudaram de ideia ao longo das oficinas, enquanto os adultos pouco mudaram de opinião. Durante as discussões com o grande grupo, os adultos possuíam resistência em reconhecer a relevância de argumentos dos outros, e procuravam rebatê-los. Por outro lado, os jovens mostraram-se mais ponderados durante a discussão e tentavam entender os motivos dos argumentos opostos. A escala de confiança nas crenças oportunizou aos participantes refletir sobre o conteúdo e os processos de seus pensamentos, aspectos que são fundamentais para pensar criticamente.  O uso dessa estratégia pode ser ampliado para outros temas das Ciências, em diferentes níveis de ensino, e assim professores podem criar situações nas quais o pensamento crítico dos estudantes seja exercido.

Biografía del autor/a

Paula Cavion Costa, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bióloga formada pela Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul

Citas

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Publicado

2022-01-15

Cómo citar

Cavion Costa, P., Piccini Ferrarini, J., & Brambatti Guzzo, G. (2022). O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM TEMAS RELACIONADOS À BIOÉTICA: UM ESTUDO DE CASO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 12(4), 69–81. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1730

Número

Sección

Artigos Científicos