A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REDE PRIVADA

Autores/as

  • Jacir Vicente Weber UFSM/RS
  • Félix Antunes Soares UFSM/RS
  • João Batista Teixeira Da Rocha UFSM/RS

Resumen

O presente estudo investigou dentre estudantes do ensino fundamental e médio a existência de uma possível visão interdisciplinar entre as Ciências e a Educação Física. Os sujeitos da pesquisa foram 800 alunos de ensino fundamental e médio de escolas privadas de Santa Maria-RS (com idades entre 10 e 17 anos), os quais responderam a seguinte pergunta: "Você acredita que exista relação entre as Ciências e a Educação Física? Sim ou Não e Justifique". Como conclusão final, inferiu-se uma percepção que aponta para a existência de relação interdisciplinar entre a Educação Física e as Ciências. Esta relação pode ser potencializada a partir do esforço e da flexibilidade dos profissionais das duas áreas, na busca de inovar nas formas de ensinar, ao invés de somente repassar conteúdos e conhecimentos desconectados, o que não proporciona aos alunos o espaço para discussões e críticas sobre os conteúdos programáticos.

Biografía del autor/a

Jacir Vicente Weber, UFSM/RS

Licenciado em educação fisica e doutorando em educação em ciências na UFSM.

Félix Antunes Soares, UFSM/RS

Professor do Dep de Química/UFSM/RS, orientador do programa de pós graduação em educação em ciências:química da vida e saúde.

João Batista Teixeira Da Rocha, UFSM/RS

Professor do Dep de Química/UFSM/RS, orientador do programa de pós graduação em educação em ciências:química da vida e saúde.

Publicado

2012-07-18

Cómo citar

Weber, J. V., Soares, F. A., & Da Rocha, J. B. T. (2012). A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REDE PRIVADA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 4(1). Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/145

Número

Sección

Artigos Científicos