O ENSINO DE BIOLOGIA POR MEIO DE EXPERIMENTOS SIMPLES NO CONTEXTO DO TEMA RESPIRAÇÃO PULMONAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

  • Fabiana De Freitas Poso UFRJ
  • Roberto Irineu da Silva Colégio Pedro II
  • Flávia de Freitas Poso FEUC

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1302

Palabras clave:

Experimentação, Ensino de Biologia, Respiração pulmonar.

Resumen

O presente trabalho tem por escopo propor uma abordagem de ensino de Biologia com uso de experimentação por estimular a curiosidade do aluno, desenvolver a capacidade de questionar e proporcionar a motivação; em suma: facilitar a aprendizagem. Para a execução desta pesquisa-ação, duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública responderam questionários sobre o sistema respiratório antes e após as intervenções. A primeira turma foi submetida a três experimentos. Já a segunda participou apenas das explicações. Foram construídas tabelas de contingências para contrastar a distribuição das frequências correspondentes ao número de indivíduos que erraram ou mantiveram o mesmo número de acerto. A significância de possíveis diferenças foi determinada pela utilização do teste qui-quadrado e pelo teste Exato de Fischer. Podemos inferir um aumento do número de indivíduos que acertaram mais questões após a realização dos experimentos no grupo caso; não se observando de igual maneira no grupo controle. Concluímos, a partir deste resultado e das entrevistas realizadas, que a utilização da experimentação pode corroborar na construção do conhecimento por dar mais dinamismo e permitir maior participação e interação entre os participantes.

Biografía del autor/a

Fabiana De Freitas Poso, UFRJ

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde do Nutes UFRJ. Participa do laboratório de linguagens e mediações da UFRJ

Roberto Irineu da Silva, Colégio Pedro II

Departamento de Biologia e Ciências, Colégio Pedro II
Programa de Residência Docente, Colégio Pedro II

Flávia de Freitas Poso, FEUC

Pós-Graduanda de Letras

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Publicado

2021-04-14

Cómo citar

Poso, F. D. F., da Silva, R. I., & Poso, F. de F. (2021). O ENSINO DE BIOLOGIA POR MEIO DE EXPERIMENTOS SIMPLES NO CONTEXTO DO TEMA RESPIRAÇÃO PULMONAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 12(1), 35–49. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1302

Número

Sección

Artigos Científicos