O ENSINO DE BIOLOGIA POR MEIO DE EXPERIMENTOS SIMPLES NO CONTEXTO DO TEMA RESPIRAÇÃO PULMONAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1302Palabras clave:
Experimentação, Ensino de Biologia, Respiração pulmonar.Resumen
O presente trabalho tem por escopo propor uma abordagem de ensino de Biologia com uso de experimentação por estimular a curiosidade do aluno, desenvolver a capacidade de questionar e proporcionar a motivação; em suma: facilitar a aprendizagem. Para a execução desta pesquisa-ação, duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública responderam questionários sobre o sistema respiratório antes e após as intervenções. A primeira turma foi submetida a três experimentos. Já a segunda participou apenas das explicações. Foram construídas tabelas de contingências para contrastar a distribuição das frequências correspondentes ao número de indivíduos que erraram ou mantiveram o mesmo número de acerto. A significância de possíveis diferenças foi determinada pela utilização do teste qui-quadrado e pelo teste Exato de Fischer. Podemos inferir um aumento do número de indivíduos que acertaram mais questões após a realização dos experimentos no grupo caso; não se observando de igual maneira no grupo controle. Concluímos, a partir deste resultado e das entrevistas realizadas, que a utilização da experimentação pode corroborar na construção do conhecimento por dar mais dinamismo e permitir maior participação e interação entre os participantes.
Citas
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.
BEVILACQUA, G. D.; COUTINHO-SILVA, R. O ensino de ciências na 5ª série através da experimentação. Ciências & Cognição, v. 10, p. 84-92, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1998. p. 12
CASTRO, F. Escassez de laboratórios de ciências nas escolas brasileiras limita interesse dos alunos pela física. Revista Educação, edição 239, 2017. Disponível em: <http://www.revistaeducacao.com.br/escassez-de-laboratorios-de-ciencias-nas-escolas-brasileiras-limita-interesse-dos-alunos-pela-fisica> Acesso em: 18 set. 2018.
CAVALCANTE, R. B.; CALIXTO, P.; PINHEIRO, M. M. K. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: Estudos, v.24, n.1, p. 13-18, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 2, p. 219-238, 2006.
INEP. Censo Escolar 2017: Notas Estatísticas. Brasília – DF, 2018.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
PENTEADO, R. M. R.; KOVALICZN, R. A. A importância de materiais de laboratório para ensinar ciências. Secretaria de Estado e de Educação do Estado do Paraná, 2008. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/22-4.pdf Acesso em: 01 fev. 2019.
PEREIRA, C. L. N. A história da ciência e a experimentação no ensino de química orgânica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
PEREIRA, M. A. A importância do ensino de ciências: aprendizagem significativa na superação do fracasso escolar. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE – 2008), SEED, v. 23, p. 1-31, 2008.
RAMOS, L. B. C.; ROSA, P. R. S. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 299-331, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fabiana De Freitas Poso, Roberto Irineu da Silva, Flávia de Freitas Poso
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).