IMPLICAÇÕES DO USO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA NO ENSINO BÁSICO PARA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS ASSOCIADOS À CHUVA ÁCIDA

Autores/as

  • Regina Célia Barbosa de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Ingrine Shérida da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Carla Carvalho de Melo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1149

Palabras clave:

situação-problema, ensino-aprendizagem, aprendizagem significativa

Resumen

O presente estudo, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa de aplicação, consistiu em analisar implicações da utilização de situação-problema no processo de ensino-aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do ensino básico, com aporte na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os estudantes vivenciaram uma intervenção didática problematizadora, objetivando a articulação de conceitos químicos para compreensão da chuva ácida. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se entrevista semiestruturada com o grupo de estudantes, antes e após a intervenção, e observação participante. A apreciação dos dados constituiu-se de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, a partir de inferências e categorização. A triangulação dos dados mostrou contribuições significativas da utilização do recurso didático, uma vez que os estudantes denotaram maior compreensão do fenômeno estudado, alcançando à significação conceitual da Química, a partir da articulação dos conceitos químicos em contextos diversos, ao mesmo tempo em que demonstraram ampliação da zona conceitual, convergindo para uma aprendizagem significativa

Biografía del autor/a

Regina Célia Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta da UFPE, atuando no curso de Química-Licenciatura do NFD. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPE, atuando na linha de pesquisa Metodologias e Prática de Ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Química Industrial, UFC (2003), Mestra em Química Inorgânica, UFC (2005) e Doutora em Ciências Marinhas Tropicais, UFC (2012). 

Ingrine Shérida da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Licenciada em Química pela UFPE, CAA, atua na área de ensino de Química e é professora contratada da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Carla Carvalho de Melo, UFPE

Licenciada em química pela UFPE-CAA. Atua na área de ensino de química, está cursando mestrado no Programa dePpós-Graduaçao em Educação em Ciências e Matemática e é professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

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Publicado

2020-04-28

Número

Sección

Artigos Científicos