ZIKA VÍRUS E ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA O ESTUDO DESSA EPIDEMIA EM ESTUDANTES DE BELO HORIZONTE

Authors

  • Luiza Santos de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruna Carvalho Oliveira Escola de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda.
  • Henrique Manata Eloi Universidade Federal de Minas Gerais
  • Enrrico Bloise Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lilian Marques Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tânia Mara Segatelli Universidade Federal de Minas Gerais
  • Janice Henriques da Silva Amaral Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.756

Keywords:

educação em saúde, zika vírus, ensino médio, infecções sexualmente transmissíveis, promoção da saúde,

Abstract

O presente artigo tem como objetivo descrever a intervenção realizada por estudantes universitários da UFMG integrantes do projeto Interagir: Ensino Médio e UFMG para Educação em Saúde. Tal intervenção teve como tema “Arboviroses, Zika vírus e infecções sexualmente transmissíveis (IST`s)”, com um enfoque maior no Zika vírus devido à recente epidemia em 2016. O público-alvo da intervenção foram 39 estudantes de Ensino Médio de uma escola de Belo Horizonte, com idades entre 15 e 17 anos, e 1 professor. A intervenção foi realizada no laboratório de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Esta teve duração de 2 horas e contou com uma aula expositiva de 30 minutos por um pesquisador da área, dinâmicas interativas e exibição de peças anatômicas reais sobre os Sistemas Circulatório, Nervoso, Urogenital e um cadáver para explicação do Sistema Locomotor, sempre realizando uma associação anato-patológica com o Zika vírus e IST’s. Foram aplicados questionários para avaliar todas as etapas da intervenção e como resultado foram obtidos gráficos de satisfação dos estudantes do Ensino Médio, que mostraram grande eficácia na elucidação sobre a epidemia do Zika e na abordagem metodológica inovadora sobre IST’s e Educação em Saúde.

Author Biographies

Luiza Santos de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Iniciou a graduação em Fisioterapia no ano de 2012, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Desde o inicio da vida acadêmica contribui com projetos de pesquisa em extensão, no âmbito da educação em saúde, abrangendo promoção e prevenção. Hoje, em 2016, conjuga a graduação e os projetos de pesquisa em extensão, aprimorando estes projetos que já faz parte e integrando novas áreas, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade atendida. Contribuindo então com sua formação acadêmica e profissional, a partir das vivências de campo, escrita de artigos em andamento e elaboração e execução de projetos. (Texto informado pelo autor)

Bruna Carvalho Oliveira, Escola de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda.

Graduanda de Medicina da UFMG e atua em projetos de extensão.

Enrrico Bloise, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2005), mestrado em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007) e doutorado em Biotechnologia Medica (Ostetricia e Ginecologia) pela Università Degli Studi Di Siena - UNISI (2011), Italia, com perido sandwich/pos-doutorado na University of California, San Francisco - UCSF (Reproductive Sciences - 2010). No Brasil, seu Diploma de "Dottore di Ricerca" foi reconhecido na modalidade de Doutor em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012). Seu pos-doutorado foi realizado na University of Toronto - U of T (Physiology & Pharmacology - 2013) e trabalhou como pesquisador colaborador no Brasil (bolsista Atracão de Jovens talentos do programa Ciência sem Fronteiras) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e orientador de Doutorado no programa de Pós-Graduação em Biologia Celular da UFMG.

Tânia Mara Segatelli, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP(1995), Mestrado em Ciências Biológicas (Anatomia) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999), Doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003) e Pós-Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de Illinois, EUA (2010). Atualmente é Professora Associada I e Chefe do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana, Citologia, Embriologia e Histologia, atuando na linha de pesquisa em Biologia da Reprodução e do Desenvolvimento de Vertebrados.

Janice Henriques da Silva Amaral, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Mestrado em Biologia Celular (2004) e Doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora Adjunta nível IV do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia Aplicada a Uroginecologia e Obstetrícia, Anatomia Humana e Educação em Saúde. Atualmente é docente de Anatomia Humana nos cursos de graduação da área da saúde do ICB/UFMG. Atua em projeto de ensino de Anatomia Humana com metodologias de Aprendizagem Significativa. Coordena projetos de pesquisa e extensão em Educação em Saúde para a educação básica e em Segurança alimentar com ênfase em Bancos de Alimentos.

Published

2018-05-08

How to Cite

Oliveira, L. S. de, Oliveira, B. C., Eloi, H. M., Bloise, E., Marques, L., Segatelli, T. M., & Amaral, J. H. da S. (2018). ZIKA VÍRUS E ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA O ESTUDO DESSA EPIDEMIA EM ESTUDANTES DE BELO HORIZONTE. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(3), 131–144. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.756

Issue

Section

Relato de Experiência