PIBID E A IMPLANTAÇÃO DE UMA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Para atender os déficits de aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) implantou as Salas de Apoio de Língua Portuguesa e de Matemática. O grupo de acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), após participação na semana pedagógica do Colégio Estadual de Dois Vizinhos - Ensino Fundamental, Médio e Profissional (CEDV) e observando as necessidades, implantaram a Sala de Apoio de Ciências. Assim, o objetivo deste trabalho foi implantar a Sala de Apoio de Ciências para alunos do 6º ano do ensino fundamental, no CEDV. Para a implantação desta sala, o projeto teve as seguintes etapas: 1) Levantamento, junto aos professores, sobre quais eram os alunos e quais foram as dificuldades apresentadas; 2) Identificação dos alunos que necessitavam deste atendimento; 3) Elaboração dos roteiros de aula, com base nos conteúdos que os professores estavam trabalhando em sala e; 4) Aplicação das aulas, através de recursos didáticos disponíveis (cartazes, lousa, imagens, vídeos, etc), que aconteciam uma vez por semana nos períodos matutino e vespertino. Com a implantação deste projeto, foi possível auxiliar os alunos que necessitavam de maior atenção. Pelo fato de haver um número menor de alunos na Sala de Apoio, em relação a sala de aula, foi possível trabalhar individualmente de acordo com a dificuldade de cada um. No período em que houve as aulas em contraturno, os alunos mostraram-se dispostos a aprender ciências e melhoraram de forma significativa a compreensão de conceitos científicos. Soma-se a isto, o fato do grupo PIBID/Ciências Biológicas ter intensificado o envolvimento com a área da docência, contribuindo para sua formação profissional.Downloads
Published
2015-08-07
How to Cite
Bogoni, R. F., Eichelberger, A. C. A., Peretto, E., Lozano, E. R., Potrich, M., & Andreatta, S. A. (2015). PIBID E A IMPLANTAÇÃO DE UMA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 6(2), 135–144. Retrieved from https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/337
Issue
Section
Relato de Experiência