CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO EM CIÊNCIAS NO BRASIL

Authors

  • Anderson Domingues Corrêa

Abstract

O cenário e a tecnologia ligados à educação mudaram consideravelmente ao longo do tempo. Em 30.000 A.C., o homem das cavernas transmitia seus conhecimentos para outras gerações por intermédio de pinturas rupestres. Até hoje, nas sociedades tribais, as crianças aprendem imitando os adultos sem que haja a necessidade de uma pessoa específica para ser o mediador. No antigo Egito, somente os mais abastados estudavam e aprendiam sobre Alquimia, Astrologia, Geografia, Geometria, Matemática e Medicina. Na Grécia antiga, era comum a família mandar o menino à escola, quando completasse sete anos, para aprender o mínimo necessário para se tornar um bom soldado. Os melhores alunos tinham a oportunidade de aprofundar seus estudos, mas os filhos de comerciantes e de governantes eram encaminhados para estudarem com mestres bem conceituados, sendo a Academia de Pitágoras (510 A.C.) a mais antiga e respeitada escola. Nessa época, a transmissão do conhecimento era oral.

Published

2014-10-08

How to Cite

Corrêa, A. D. (2014). CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO EM CIÊNCIAS NO BRASIL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(1), i-iii. Retrieved from https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/336

Issue

Section

Editorial