RESENHA DO LIVRO O PARADIGMA EMERGENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Authors

  • Suélen Rita Andrade Machado Universidade Estadual de Maringá -UEM Faculdade de Engenharias e Arquitetura - FEITEP
  • Maiara Cristina de Carvalho Universidade Estadual de Maringá -UEM
  • Polonia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1086

Keywords:

o paradigma emergente, a prática pedagógica, paradigmas da ciência.

Abstract

A presente resenha apresenta o livro ‘O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica’, de autoria de Marilda Aparecida Behrens. O livro apresenta um estudo indicando como os paradigmas da Ciência influenciariam a prática pedagógica, descrevendo a característica de cada paradigma apresentado no decorrer do livro. Ao discorrer sobre os paradigmas que surgiram no decorrer da História da Ciência, a autora apresenta um novo paradigma emergente, que preconiza a produção do conhecimento e a superação da fragmentação, num processo que recobre a emoção e a intuição, aliada à razão da inter-relação entre a busca do conhecimento professor e aluno, no qual propõe-se uma metodologia para o processo de aprender a aprender. Neste sentido, o livro é um convite oportuno para uma reflexão acerca de nosso papel enquanto professores/mediadores e nossa prática pedagógica enraizada pelo tradicionalismo movido como mercadoria pela lógica do capital e pelas políticas educacionais, que clama por ruptura paradigmática, para que com isso o conhecimento se torne relevante e significativo na formação de alunos.

Author Biographies

Suélen Rita Andrade Machado, Universidade Estadual de Maringá -UEM Faculdade de Engenharias e Arquitetura - FEITEP

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Campo Mourão, Especialista em Educação no Campo pela Faculdade Eficaz, Especialista em Aprendizagem e Desenvolvimento nos anos inicias da Educação Básica pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Campo Mourão, Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática e Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, professora da Faculdade de Engenharias e Arquiteturas (FEITEP) e integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM/UEM). Tem experiência na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História Institucional, História Geral da Educação, Currículo, Políticas Educacionais, História da Matemática e História na Educação Matemática.

Maiara Cristina de Carvalho, Universidade Estadual de Maringá -UEM

Formação em nível médio no curso de Normal Médio (Magistério), com Graduação em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Especialista em Educação em Matemática e Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio e atualmente estudante no âmbito Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá.

Polonia Altoé Fusinato, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Especialização em Ensino de Física- UEM (1988) mestrado em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas:formação de professores ensino-aprendizagem de física/ciências, instrumentação para o ensino de física, ações didáticas para o Ensino de Física e Ciências, organização de grupos de professores de escolas de Ensino Básico, de ensino Superior e acadêmicos, desenvolvendo ações de Pesquisa e Ensino de Física e Ciências, visando a sala de aula.

Published

2020-04-28

How to Cite

Machado, S. R. A., Carvalho, M. C. de, & Fusinato, P. A. (2020). RESENHA DO LIVRO O PARADIGMA EMERGENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 11(1), 323–327. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1086