RESENHA DO LIVRO O PARADIGMA EMERGENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1086Keywords:
o paradigma emergente, a prática pedagógica, paradigmas da ciência.Abstract
A presente resenha apresenta o livro ‘O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica’, de autoria de Marilda Aparecida Behrens. O livro apresenta um estudo indicando como os paradigmas da Ciência influenciariam a prática pedagógica, descrevendo a característica de cada paradigma apresentado no decorrer do livro. Ao discorrer sobre os paradigmas que surgiram no decorrer da História da Ciência, a autora apresenta um novo paradigma emergente, que preconiza a produção do conhecimento e a superação da fragmentação, num processo que recobre a emoção e a intuição, aliada à razão da inter-relação entre a busca do conhecimento professor e aluno, no qual propõe-se uma metodologia para o processo de aprender a aprender. Neste sentido, o livro é um convite oportuno para uma reflexão acerca de nosso papel enquanto professores/mediadores e nossa prática pedagógica enraizada pelo tradicionalismo movido como mercadoria pela lógica do capital e pelas políticas educacionais, que clama por ruptura paradigmática, para que com isso o conhecimento se torne relevante e significativo na formação de alunos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Suelen Machado, Maiara Carvalho, Polonia Fusinato
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).