A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DIDÁTICO E SUAS INFLUÊNCIAS

Autores

  • Álison Márcio Rafael Universidade Federal do Pernanbuco
  • Marcus Bessa Menezes

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.920

Palavras-chave:

Avaliação, Contrato Didático, Processo Didático.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em Investigar a Avaliação e suas Influências nos Fenômenos Didáticos, da Transposição Didática e do Contrato Didático na sala de aula de Matemática. Sendo por tanto, desenvolvida na Escola Agrotécnica de Sumé, Paraíba, esta por sua vez da rede pública do município. A coleta de dados na forma de observação, gravação e anotação sendo o ambiente da pesquisa a própria sala de aula do professor observado. Os dados da pesquisa foram analisados levando em consideração os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de Chevallard e Josep Gascón por meio dos grupos e subgrupos da Teoria Antropológica do Didático. O ambiente escolar foi propício para que compreendêssemos o cotidiano escolar com suas múltiplas e diversificadas realidades. Como resultados, a pesquisa nos revela os possíveis fatores aos quais leva-nos a acreditar que a Avaliação Influência no Processo Didático. É evidente que os aspectos qualitativos da avaliação não são considerados eficientes para o diagnóstico final tanto do ponto de vista pessoal do professor quanto para questões administrativas da escola. Os dados também nos evidenciam que não é possível haver um modelo padrão de avaliação porque a realidade de cada indivíduo varia com o seu tempo e modo de aprender, bem como o comportamento disciplinar. A pesquisa ainda aponta que o professor acredita ser indispensável à prova como forma de avaliação, logo isso é tido como uma norma, forma de cumprir com o seu dever e determinações da administração e não pela preocupação de fazer com que o aluno reflita.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BESSA DE MENEZES, M. Investigando o processo de transposição didática interna: o caso dos quadriláteros. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

______. A Influência da Mídia no Fenômeno da Transposição Didática. In: AIRES, José Luciano de Queiroz. Et al. (Org.). Cultura da Mídia, História Cultura e Educação do Campo. João Pessoa: editora da UFPB, 2011.

______. Praxeologia do professor e do aluno: uma análise das diferenças no ensino de equações de 2º grau. 178f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, UFPE, Recife, 2010.

BROUSSEAU, G. Obstacles Épistémologiques em Mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques. Bourdeaux, 1986. Texto mimeografado

CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. O professor e o tempo. Revista Tópicos Educacionais. Recife: Universitária/UFPE, v.15. nº 1/2, p. 105-116, 1997.

______. Avaliar com os Pés no Chão da... da classe de matemática. In: ARAÚJO, Abraão Juvêncio de. Et al. Avaliar com os pés no chão da Escola. Recife: editora universitária da UFPE, 2000.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique. La pensée Sauvage, Grenoble. 1991.

CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Mariana; GASCÓN, Josep. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Tradução de Daisy Vaz de Moraes, Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2009.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. 1ª ed. São João do Estoril: Lucerna, 2006.

HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada. Tradução de Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

HENRY, M. Didactique des Mathématiques: une présentation de la didactique en vue de la formation des enseignants. Tradução: Marcelo Câmara dos Santos. IREM de Besançon, 1991. p. 01-10.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 14ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.

______. Avaliar para promover. 6ª ed. Porto Alegre/RS: Mediação, 2004.

______. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1993.

MENEZES, Anna Paula de Avelar Brito. Contrato Didático e Transposição Didática: Inter-relações entre os Fenômenos Didáticos na Iniciação à Álgebra na 6ª série do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2006.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Avaliação da Aprendizagem como Construção do Saber. Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur. 5ª ed., p. 0 – 16. Diciembre de 2005.

Downloads

Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Artigos Científicos