ABORDAGEM FAMILIAR COMO ESFERA DO CUIDADO EM SAÚDE: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO TEÓRICO E PRÁTICO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Resumo
Tendo como contexto o novo modelo de atenção à saúde com progressiva valorização das famílias nas políticas sociais brasileiras, torna-se imprescindível preparar os alunos de graduação em enfermagem para trabalharem com a abordagem familiar. Nesse sentido, acredita-se que seja importante abordar esse conteúdo nas disciplinas acadêmicas, aumentar as pesquisas sobre essa temática e ampliar a prática clínica, tomando a família como foco do cuidado. Foi partindo dessa compreensão que este estudo propôs introduzir o conceito de abordagem familiar na atuação do aluno de enfermagem durante a anamnese, buscando uma visão holística do indivíduo envolvido num contexto familiar. Trata-se de um estudo descritivo da experiência da aplicação de uma das ferramentas de abordagem familiar - o genograma - pelos alunos durante visitas domiciliares a três unidades de saúde da família (USF) do município de Viçosa-MG. Com a experiência, percebeu-se a família em sua totalidade e complexidade, contribuindo para resgatar o olhar sobre os indivíduos, as suas famílias e os seus contextos de vida, respeitando sua autonomia e favorecendo a resolução dos seus problemas. Dessa forma, para iniciarmos o cuidado às famílias, torna-se preciso implementar uma prática com “lentes sistêmicas” por meio da apropriação de ferramentas conceituais que orientem novos modos de ação. Sendo assim, acredita-se que a introdução dessa temática nos cursos de graduação poderá constituir em importante passo para gerar mudanças no perfil de formação dos futuros profissionais de saúde que cuidarão das famílias.