CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NA ABORDAGEM DA MICROBIOLOGIA NO NOVO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.888

Palavras-chave:

CTS, ENEM, ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar aspectos de contextualização e interdisciplinaridade nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) envolvendo conhecimentos da Microbiologia, desde 2009, ano de reformulação do exame, até o ano de 2015. Para a obtenção dos dados utilizaram-se todas as provas do exame aplicadas neste período de 07 anos, das quais foram selecionadas as questões com abordagens do tema alvo de acordo com aspectos de linguagem, contextualização, conhecimentos abordados e conhecimentos exigidos. Foram identificadas e avaliadas 36 questões que apresentaram pelo menos um conceito sobre Microbiologia relevante para a interpretação e consequentemente para a resolução das situações-problema. Contextualização e interdisciplinaridade não estiveram presentes em todas as questões analisadas, descumprindo parte das orientações dispostas nos documentos oficiais da educação no Brasil, embora, quando bem estruturadas e contextualizadas, as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) envolvendo a Microbiologia tenham exigido uma postura crítica para a resolução. Esta exigência é o que se espera do exame, já que ele interfere em mudanças no cenário educacional, inclusive na prática docente e no currículo escolar.

Biografia do Autor

Luiz Sodré Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008); Doutor em Ciências na área de Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFRN (2017-2018). Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Atua e tem experiência nas áreas de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, Microbiologia e Ecologia Microbiana, Ensino de Ciências e Biologia (Ensino de Microbiologia) e Educação para a Sustentabilidade. 

Ariane Dantas de Medeiros

Licenciada em Ciências Biológias

CES - UFCG

Downloads

Publicado

2018-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos