CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NA ABORDAGEM DA MICROBIOLOGIA NO NOVO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.888Palavras-chave:
CTS, ENEM, ensino-aprendizagem.Resumo
O presente trabalho objetivou analisar aspectos de contextualização e interdisciplinaridade nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) envolvendo conhecimentos da Microbiologia, desde 2009, ano de reformulação do exame, até o ano de 2015. Para a obtenção dos dados utilizaram-se todas as provas do exame aplicadas neste período de 07 anos, das quais foram selecionadas as questões com abordagens do tema alvo de acordo com aspectos de linguagem, contextualização, conhecimentos abordados e conhecimentos exigidos. Foram identificadas e avaliadas 36 questões que apresentaram pelo menos um conceito sobre Microbiologia relevante para a interpretação e consequentemente para a resolução das situações-problema. Contextualização e interdisciplinaridade não estiveram presentes em todas as questões analisadas, descumprindo parte das orientações dispostas nos documentos oficiais da educação no Brasil, embora, quando bem estruturadas e contextualizadas, as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) envolvendo a Microbiologia tenham exigido uma postura crítica para a resolução. Esta exigência é o que se espera do exame, já que ele interfere em mudanças no cenário educacional, inclusive na prática docente e no currículo escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Luiz Sodré Neto, Ariane Dantas de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).