ESPIANDO PELO BURACO DA FECHADURA: AMBIENTE E FORMAÇÃO SUBJETIVA NAS MEMÓRIAS DE UMA CATADORA DE MATERIAL RECICLADO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.814Palavras-chave:
memória cultural, formação subjetiva, ambiente, psicologia, educação ambiental crítica.Resumo
Trata-se do relato de parte de uma pesquisa, que analisa as relações entre os conceitos de memória cultural e de ambiente. Entrevistamos uma catadora de material reciclado, a fim de entender como o conceito de ambiente se institui na narrativa de suas memórias. Porém, a dialogia do encontro entre a entrevistada e os pesquisadores instituiu um recorte específico para o tema, representado pela tríade memória - formação subjetiva - ambiente. Neste relato apresentamos as discussões acerca desse momento da pesquisa, em que o conceito de ambiente está sendo pensando a partir das interações com o conceito de formação subjetiva. Para tanto, o aporte teórico é constituído pela abordagem histórico-cultural, que neste artigo é representada pelos encontros de diferentes autores, cuja aproximação se dá pelo conceito de sujeito histórico. Esses autores são: Vigotski, Pollak, Bakhtin e Freire. Essa interação com outros saberes vem sendo uma aposta da psicologia que vem sendo produzida contemporaneamente.
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