ESPIANDO PELO BURACO DA FECHADURA: AMBIENTE E FORMAÇÃO SUBJETIVA NAS MEMÓRIAS DE UMA CATADORA DE MATERIAL RECICLADO

Autores

  • Rodrigo Faria Mestre pelo PROPEC IFRJ
  • Giselle Rôças de Souza Fonseca PROPEC - Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio de Janeiro
  • Luiza Rodrigues de Oliveira UFF
  • Maylta Brandão dos Anjos1 PROPEC - IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.814

Palavras-chave:

memória cultural, formação subjetiva, ambiente, psicologia, educação ambiental crítica.

Resumo

Trata-se do relato de parte de uma pesquisa, que analisa as relações entre os conceitos de memória cultural e de ambiente. Entrevistamos uma catadora de material reciclado, a fim de entender como o conceito de ambiente se institui na narrativa de suas memórias.  Porém, a dialogia do encontro entre a entrevistada e os pesquisadores instituiu um recorte específico para o tema, representado pela tríade memória - formação subjetiva - ambiente. Neste relato apresentamos as discussões acerca desse momento da pesquisa, em que o conceito de ambiente está sendo pensando a partir das interações com o conceito de formação subjetiva. Para tanto, o aporte teórico é constituído pela abordagem histórico-cultural, que neste artigo é representada pelos encontros de diferentes autores, cuja aproximação se dá pelo conceito de sujeito histórico. Esses autores são: Vigotski, Pollak, Bakhtin e Freire.  Essa interação com outros saberes vem sendo uma aposta da psicologia que vem sendo produzida contemporaneamente. 

Biografia do Autor

Giselle Rôças de Souza Fonseca, PROPEC - Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Desenvolvo um trabalho junto aos professores da Educação Básica e Superior, com o intuito de promover uma maior articulação entre os saberes advindos da Biologia e das chamadas Ciências da Natureza com as práticas do Ensino das Ciências em espaços formais de ensino. Professora Adjunta do ensino superior do CEFET de Química de Nilópolis, com livros e artigos publicados, além de orientações de Iniciação Científica, Especialização e Mestrado. Atualmente participo de 2 projetos de pesquisa com ênfase no Ensino de Ciências. Integro o corpo docente do curso de Controle Ambiental do Ensino Médio Técnico (CEFETEQ Nilópolis), sendo responsável pela disciplina de Ecologia da Poluição. Dessa forma, busco a associação entre as questões teóricas e práticas discutidas em sala de aula, procurando despertar no aluno uma consciência ecológicas associada a ações de cidadania.

Luiza Rodrigues de Oliveira, UFF

UFF, departamento de psicologia, Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, bloco O. Gragoatá. Niterói - RJ

Referências

BAKHTIN, M. Os Gêneros de discurso. In: M. BAKHTIN, Estética da Criação Verbal. 6ª edição. São Paulo: WMF Martins Fontes, p. 261-306. 2011.

BAKHTIN, M. Para uma Filosofia do Ato Responsável. 2ª edição. São Carlos: Pedro & João Editores. 2012.

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16ª edição. São Paulo: Editora Hucitec. 203p. 2014.

BOMFIM, A.M. Trabalho, meio ambiente e educação: apontamentos à educação ambiental a partir da filosofia da práxis. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 5, p. 3-19. 2011.

CALANDRO, T.L.; PEZZATO, J.P. Memória e identidade no contexto de uma cartografia cultural: notas para discussão. Revista Eletrônica de Geografia: Territorium Terram. v. 02, nº 03, p. 13-28. 2013/2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48ª edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 143p. 2014.

FREIRE, P. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: C.R. BRANDÃO (Org.). 6ª edição. Pesquisa Participante. São Paulo. Editora Brasiliense. p. 34-41. 1986.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 8ª edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 245p. 1992.

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: P.P. LAYRARGUES (Org.). Identidade da Educação Ambiental Brasileira. 1ª ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34. 2004.

MEDEIROS, L.F.R.; MACEDO, H.B. Catador de material reciclável: uma profissão para além da sobrevivência? Psicologia & Sociedade; 18 (2): p. 62-71. 2006. Disponível em www.scielo.br/pdf/psoc/v18n2/08.pdf.

OLIVEIRA, M.K. et al. Desenvolvimento psicológico e constituição de subjetividades: ciclos de vida, narrativas autobiográficas e tensões da contemporaneidade. Pro-Posições, Campinas, v. 17, n. 2 (50), p. 119-138. 2006. Disponível em https://www. periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643631

OLIVEIRA, L.R. et al. A contextualização no Ensino de Química: uma análise à luz da filosofia de Bakhtin. Revista Ciências & Ideias. Rio de Janeiro, vol. 6, n. 2, jul/ dez, p. 29-45. 2015. Disponível em https://www. revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/355/pd

OLIVEIRA, L.R. E SBANO, V.C. Subjetividade, psicologia histórico-cultural e prática do psicólogo na escola. ECOS – Estudos Contemporâneos da Subjetividade. Vol. 7, n. 1. 2017.

POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Rio de Janeiro. Estudos Históricos, vol. 2, nº 3, p. 3-15. 1989. Disponível em www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf

POLLAK, M. Memória e identidade social. Tradução: AUGRAS, Monique. Edição: D. ROCHA. Rio de Janeiro. Estudos Históricos, vol. 5, nº 10, p. 200-212. 1992. Disponível em www.pgedf.ufpr.br/memoria%20e%20identidadesocial%20A%20capraro%202.pdf

RODRIGUES, R.H. Análise de gêneros do discurso na teoria bakhtiniana: algumas questões teóricas e metodológicas. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v.4, n. 2, jan./jun, p. 415-440. 2004. Disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br

VIGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. 2ª edição. Petrópolis: Vozes. 194p. 2003.

VIGOTSKI, L.S. Formação social da mente. 4ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 182p. 2007.

Downloads

Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Artigos Científicos