A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: EM FOCO O CONCEITO DE PODER CALORÍFICO

Autores

  • Lidiane de Lemos Soares Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.807

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa, Teoria SocioCultural, Poder Calorífico

Resumo

O presente artigo pretende analisar as interações promovidas durante uma aula de química, cujo foco era a resolução de uma atividade por meio da colaboração (pares e trios).  Os alunos tiveram acesso durante quatro aulas anteriores ao conteúdo de Termoquímica, base para a realização da atividade. A pesquisa de abordagem qualitativa caracterizou-se como um estudo de caso e os participantes da pesquisa foram 20 alunos da 2ª série de um Curso Técnico integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. No artigo, apresentamos a aprendizagem colaborativa e a interação social, ambas fundamentadas pela Teoria Sociocultural. Em seguida, apresentamos o estudo e a análise dos dados referentes à resolução da atividade colaborativa. Nossos resultados permitem inferir que a colaboração entre os alunos possibilita um maior nível de envolvimento e corresponsabilidade no processo de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Educação em Ciências e Matemática e Doutoranda em Química pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora do Panecástica - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional e Tecnológica. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Anápolis.

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Publicado

2018-10-25

Edição

Seção

Relato de Experiência