A FÍSICA E OS SUPER-HERÓIS: UMA FORMA DIVERTIDA DE FALAR DE CIÊNCIA

Autores

  • Letícia Maria de Oliveira UNIVASF
  • Kassiano Ademir Amorim Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.802

Palavras-chave:

Divulgação científica, Física, Super-heróis, Cultura do aluno, Produção textual

Resumo

A ciência, em especial, a física, ao contrário do que comumente se pensa, requer muito do processo imaginativo para ser apreciada. É preciso, portanto, buscar estratégias de apresentá-la aos jovens que contemplem a imaginação e a criatividade, tornando a física mais interessante e divertida. Para isso, é importante aproveitar os elementos que compõem a cultura dos jovens e foi nesse sentido que essa proposta se desenvolveu, escolhendo como alternativa de unir o universo científico com o universo cultural, os super-heróis das Histórias em Quadrinhos e as personagens dos mangás. Como fazem parte do entretenimento e são conhecidos dos jovens, tendo um fácil acesso e presentes em várias mídias, esses personagens podem ser utilizados para apresentar a física de forma divertida e estimulante para esse público. Nesse sentido, foram realizadas oficinas no contra turno escolar, nas quais os heróis eram utilizados para apresentar e exemplificar os fenômenos e conceitos da física. Durante as oficinas, os estudantes foram estimulados à produção textual, criando seus próprios heróis e histórias, e fazendo suas interpretações acerca dos superpoderes. A análise dos textos produzidos mostrou o processo de criação dos jovens, como eles compreendem as personagens da ficção e como eles as relacionam com os fenômenos físicos. Essa proposta não buscou somente desenvolver uma proposta de divulgação científica nas escolas, tampouco de medições sobre compreensões errôneas ou corretas dos conceitos científicos, mas demonstrar como o mundo cultural dos jovens é importante no processo de aproximação com a ciência e, principalmente, incentivar a criatividade e a imaginação dos jovens, por meio da produção textual, e assim os estimular a conhecer mais sobre o universo da ciência.  

Referências

BONADIMAN, Helio; NONENMACHER, Sandra. O gostar e o aprender no ensino de física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 194-223, ago. 2007.

BRONOWSKI, Jacob. O olho visionário: ensaios sobre arte, literatura e ciência. Tradução de Sérgio Bath. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

CARUSO, Francisco; CARVALHO, Miriam de; SILVEIRA, Maria Cristina de Oliveira. Ensino não-formal no campo das ciências através dos quadrinhos. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, Out./Dez. 2005.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003.

COLOMBO, Andréa Aparecida; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007.

FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de ciências? Tradução de Carmem Cecília de Oliveira. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.8, n. 2, p. 109-123, 2003.

GRESH, Lois H.; WEINBERG, Robert. A ciência dos super hérois. São Paulo: Ediouro, 2005.

GONZAGA, Luiziana A.; MACETI, Huemerson; LAUTENSCHLEGUER, Ivan José; LEVADA, Celso Luis. A física dos super-heróis de quadrinhos (HQ). Caderno de Física da UEFS, Feira de Santana, v. 12, n. 1, p. 07-30, 2014.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Tradução de Trieste Freire Ricci e Maria Helena Gravina. – 9.ed. - Porto Alegre: Bookman, 2002.

KAKALIOS, James. The Physics of Superheroes. Nova Iorque: Gotham Books, 2005.

KISHIMOTO, Masashi. Naruto. v. 55, edição pocket. Panini Comics: São Paulo, 2014.

KISHIMOTO, Masashi. Naruto. v. 58, edição pocket. Panini Comics: São Paulo, 2015.

KISHIMOTO, Masashi. Naruto. v. 59, edição pocket. Panini Comics: São Paulo, 2015.

LINSINGEN, Luana Von. Mangás e sua utilização pedagógica no ensino de ciências sob a perspectiva CTS. Ciência & Ensino, v. 1, n. Especial, 2007.

MASHIMA, Hiro. Fairy Tail. v. 39. Editora JBC: São Paulo, 2014.

RODRIGUES, Luiz Eduardo Miranda José. Boeing 747. Revista eletrônica AeroDesign Magazine, São Paulo, v. 2, n. 1, 2010.

ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino de ciências. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, 2013.

SILVA, André Coelho da. Eletromagnetismo e o anti-herói Magneto: uma possível abordagem no ensino médio. RenCiMa, v. 3, n. 2, p. 125-135. 2012.

TESTONI, Leonardo André; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Física: uma proposta para o ensino sobre inércia. Jaboticatubas: 2004. Trabalho apresentado ao IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, 2004.

TORYAMA, Akira. Dragon Ball. v 18. Panini Comics: São Paulo. 2014.

TORYAMA, Akira. Dragon Ball. v 36. Panini Comics: São Paulo. 2015.

Downloads

Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Relato de Experiência