A ESCOLA RURAL MULTISSERIADA SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA ETNOMATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.765Palavras-chave:
Escola Rural Multisseriada, Educação do Campo, Etnomatemática, Formação de Professores.Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a importância dos princípios da Educação do Campo e dos conceitos básicos da Etnomatemática em Escolas Rurais Multisseriadas. Acreditamos que o ensino nessas escolas deve manter o diálogo contínuo com os diferentes contextos dos territórios do campo onde o trabalho e a cultura façam parte dos saberes e fazeres escolares. O trabalho ora apresentado faz parte de um estudo realizado pelo grupo de pesquisadores da APEJE – Associação de Professores e Pesquisadores em Educação e Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha. As escolas rurais pesquisadas fazem parte da Microrregião do Baixo Jequitinhonha, situada no nordeste do Estado de Minas, onde todos os municípios possuem um número significativo de comunidades rurais. As Escolas Rurais Multisseriadas – antes denominada Escola Isolada Rural - são pouco mencionadas, quiçá refletidas, nas literaturas pedagógicas brasileiras, principalmente, no que tange à superação das metodologias de ensino e de aprendizagem tradicionais e arbitrárias, desenvolvidas nas aulas de Matemática. Mesmo com marca centenária na região, a Escola Rural Multisseriada, devido fatores políticos e educacionais, é vista de por muitos, como uma escola atrasada e carente, incapaz de cumprir com seu papel educativo, por isso negada pela sociedade urbana e isolada pelos órgão públicos. Todavia, há muito o saber e compreender sobre o cotidiano dessa escola a fim de propor mudanças estruturais que vão deste a qualificação dos docentes a uma proposta curricular que dialogue com as necessidades das comunidades em seu entorno. Para tanto, faz-se necessário trilhar novos caminhos metodológicos para o ensino de Matemática, sob o prisma da Educação do Campo e da Etnomatemática, a fim de superar dilemas didático-pedagógicos que a muito tempo estão presentes nas Escolas Rurais Multisseriadas do Baixo Jequitinhonha.Downloads
Publicado
2018-08-15
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).