A ESCOLA RURAL MULTISSERIADA SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • Tânia Maria Mares Figueirêdo
  • Luciana Gomes Andrade
  • Pedro Carlos Pereira universidade federal rural do rio de janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.765

Palavras-chave:

Escola Rural Multisseriada, Educação do Campo, Etnomatemática, Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a importância dos princípios da Educação do Campo e dos conceitos básicos da Etnomatemática em Escolas Rurais Multisseriadas. Acreditamos que o ensino nessas escolas deve manter o diálogo contínuo com os diferentes contextos dos territórios do campo onde o trabalho e a cultura façam parte dos saberes e fazeres escolares. O trabalho ora apresentado faz parte de um estudo realizado pelo grupo de pesquisadores da APEJE – Associação de Professores e Pesquisadores em Educação e Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha. As escolas rurais pesquisadas fazem parte da Microrregião do Baixo Jequitinhonha, situada no nordeste do Estado de Minas, onde todos os municípios possuem um número significativo de comunidades rurais. As Escolas Rurais Multisseriadas – antes denominada Escola Isolada Rural - são pouco mencionadas, quiçá refletidas, nas literaturas pedagógicas brasileiras, principalmente, no que tange à superação das metodologias de ensino e de aprendizagem tradicionais e arbitrárias, desenvolvidas nas aulas de Matemática. Mesmo com marca centenária na região, a Escola Rural Multisseriada, devido fatores políticos e educacionais, é vista de por muitos, como uma escola atrasada e carente, incapaz de cumprir com seu papel educativo, por isso negada pela sociedade urbana e isolada pelos órgão públicos. Todavia, há muito o saber e compreender sobre o cotidiano dessa escola a fim de propor mudanças    estruturais que vão deste a qualificação dos docentes a uma proposta curricular que dialogue com as necessidades das comunidades em seu entorno. Para tanto, faz-se necessário trilhar novos caminhos metodológicos para o ensino de Matemática, sob o prisma da Educação do Campo e da Etnomatemática, a fim de superar dilemas didático-pedagógicos que a muito tempo estão presentes nas Escolas Rurais Multisseriadas do Baixo Jequitinhonha.

Biografia do Autor

Pedro Carlos Pereira, universidade federal rural do rio de janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Matemática - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1982), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1997) e Doutorado em Educação Matemática na PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor adjunto 1 e coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Matemática no departamento de Matemática do ICE da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É membro da Comissão Permanente da Formação de Professores da UFRRJ, coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Matemática e tutor do Programa de Educação Tutorial - Matemática e Meio Ambiente. Auxiliar de pesquisa e professor multiplicador do Projeto Fundão do Instituto de Matemática/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ). Tem experiência docente nas áreas de Matemática e da Educação Matemática. Como pesquisador, tem trabalhado principalmente nos campos de História da Educação Matemática, Ensino de Matemática, Tratamento da Informação e Formação Continuada de Professores.

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Publicado

2018-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos