ZIKA VÍRUS E ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA O ESTUDO DESSA EPIDEMIA EM ESTUDANTES DE BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.756Palavras-chave:
educação em saúde, zika vírus, ensino médio, infecções sexualmente transmissíveis, promoção da saúde,Resumo
O presente artigo tem como objetivo descrever a intervenção realizada por estudantes universitários da UFMG integrantes do projeto Interagir: Ensino Médio e UFMG para Educação em Saúde. Tal intervenção teve como tema “Arboviroses, Zika vírus e infecções sexualmente transmissíveis (IST`s)”, com um enfoque maior no Zika vírus devido à recente epidemia em 2016. O público-alvo da intervenção foram 39 estudantes de Ensino Médio de uma escola de Belo Horizonte, com idades entre 15 e 17 anos, e 1 professor. A intervenção foi realizada no laboratório de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Esta teve duração de 2 horas e contou com uma aula expositiva de 30 minutos por um pesquisador da área, dinâmicas interativas e exibição de peças anatômicas reais sobre os Sistemas Circulatório, Nervoso, Urogenital e um cadáver para explicação do Sistema Locomotor, sempre realizando uma associação anato-patológica com o Zika vírus e IST’s. Foram aplicados questionários para avaliar todas as etapas da intervenção e como resultado foram obtidos gráficos de satisfação dos estudantes do Ensino Médio, que mostraram grande eficácia na elucidação sobre a epidemia do Zika e na abordagem metodológica inovadora sobre IST’s e Educação em Saúde.
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