O LETRAMENTO DIGITAL DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS COM O USO DO AVFA: REFLEXÕES ACERCA DA APLICABILIDADE DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.731Palavras-chave:
letramento digital, atividades virtuais, tecnologias educativasResumo
A prática do letramento digital de vinte licenciandos em ciências, alunos duma universidade pública estadual cearense, justificou a elaboração deste artigo. Eles realizaram a “Atividade de Blocos de Leitura e Síntese”, num grupo criado do Facebook, utilizado como Ambiente Virtual Formativo de Aprendizagem. Para a realização dessa atividade, além de ter sido requerido deles a destreza no manuseio de ferramentas midiáticas, também foram cobradas práticas de leitura-intepretação e escrita em rede, que resultaram na elaboração e postagem, no ambiente virtual supracitado, de setenta e cinco sínteses, relativas a livros que versam sobre o uso de tecnologias educativas. Pela leitura, interpretação e processamento das sínteses, foi possível elaborar setenta e cinco resumos (um para cada síntese). Tanto as sínteses como os resumos, ambos dados da pesquisa, foram tratados pelo método da Análise do Conteúdo. As inferências dadas aos resumos condicionaram a emersão de dez categorias, apresentadas nos resultados deste trabalho na forma de discussões reflexivas, que foram escritas na perspectiva de suscitarem possibilidades para a aplicação de tecnologias digitais em educação.Downloads
Publicado
2018-10-25
Como Citar
Silva, J. M., & Martins Júnior, F. R. F. (2018). O LETRAMENTO DIGITAL DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS COM O USO DO AVFA: REFLEXÕES ACERCA DA APLICABILIDADE DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 9(2), 1–19. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.731
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).