O LETRAMENTO DIGITAL DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS COM O USO DO AVFA: REFLEXÕES ACERCA DA APLICABILIDADE DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Juliana Moreira Silva Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.731

Palavras-chave:

letramento digital, atividades virtuais, tecnologias educativas

Resumo

A prática do letramento digital de vinte licenciandos em ciências, alunos duma universidade pública estadual cearense, justificou a elaboração deste artigo. Eles realizaram a “Atividade de Blocos de Leitura e Síntese”, num grupo criado do Facebook, utilizado como Ambiente Virtual Formativo de Aprendizagem. Para a realização dessa atividade, além de ter sido requerido deles a destreza no manuseio de ferramentas midiáticas, também foram cobradas práticas de leitura-intepretação e escrita em rede, que resultaram na elaboração e postagem, no ambiente virtual supracitado, de setenta e cinco sínteses, relativas a livros que versam sobre o uso de tecnologias educativas. Pela leitura, interpretação e processamento das sínteses, foi possível elaborar setenta e cinco resumos (um para cada síntese). Tanto as sínteses como os resumos, ambos dados da pesquisa, foram tratados pelo método da Análise do Conteúdo. As inferências dadas aos resumos condicionaram a emersão de dez categorias, apresentadas nos resultados deste trabalho na forma de discussões reflexivas, que foram escritas na perspectiva de suscitarem possibilidades para a aplicação de tecnologias digitais em educação.

Biografia do Autor

Juliana Moreira Silva, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Licencianda em Matemática e Bolsista de Iniciação Científica da FAFIDAM/UECE.

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Mestre em Ensino de Ciências/Química. Professor da FAFIDAM/UECE. Estuda e pesquisa sobre a Formação de Professores de Ciências com o uso das NTDIC.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Edição

Seção

Artigos Científicos