PLANTAS MEDICINAIS, CONHECIMENTO LOCAL E ENSINO DE BOTÂNICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Dayana Ferreira da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcelo Guerra Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.679

Palavras-chave:

Conhecimento popular, Etnobiologia, Ensino de Botânica

Resumo

A utilização dos vegetais para fins preventivos, curativos e para o tratamento de enfermidades é considerada uma das práticas mais antigas para o restabelecimento da saúde. O presente trabalho tem como objetivo o levantamento do conhecimento local que os familiares dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental possuem a respeito de plantas medicinais. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Alecrim, localizado em Monjolos, município de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários preenchidos pelos familiares dos alunos. Os alunos levaram para a sala de aula 94 amostras de plantas, dentre as quais o boldo apresentou o maior destaque. Foi possível constatar que a maioria das plantas tem suas folhas utilizadas no preparo de chás e para o tratamento de enfermidades que acometem o Sistema Digestório, como dores de barriga e estômago. As mesmas são cultivadas nos próprios quintais e as avós são as que mais fazem uso delas. Os conhecimentos acerca de tais plantas se dão por meio da tradição familiar, transmitidos de geração a geração, através da oralidade. A maioria dos entrevistados desconhece o potencial tóxico das plantas. As espécies medicinais coletadas pelos alunos foram herborizadas durante uma prática realizada em sala de aula e com as exsicatas foi confeccionado um álbum herbário para a comunidade escolar. A escola deve exercer o papel de valorização das experiências pessoais dos estudantes, despertando-lhes a atenção e a participação, ao permitir que os mesmos consigam relacionar suas práticas cotidianas com os conceitos trabalhados em sala de aula. Além disso, a escola representa um fértil local para o desenvolvimento de pesquisas etnobiológicas, onde os conhecimentos familiares podem dialogar com os conhecimentos escolares. 

Biografia do Autor

Dayana Ferreira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Formação de Professores, Departamento de Ciências, Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências

Marcelo Guerra Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Formação de Professores, Departamento de Ciências, Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências

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Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

Relato de Experiência