CONHECIMENTO DO CONTEÚDO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UMA PESQUISA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA

Autores

  • Bruna Moresco Rizzon Universidade de Caxias do Sul
  • Isolda Gianni de Lima Universidade de Caxias do Sul
  • Laurete Zanol Sauer
  • Helena Noronha Cury Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.670

Palavras-chave:

Sequências numéricas, Análise de erros, Formação inicial ou continuada de professores de Matemática.

Resumo

Neste artigo, são apresentados resultados parciais de uma investigação sobre dificuldades de professores de Matemática em formação inicial ou continuada em relação ao conteúdo “sequências numéricas”. Na pesquisa, utilizou-se um teste composto por duas questões, cujos dados resultantes são as respostas escritas dos participantes, alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, ambos de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. As respostas incorretas foram escolhidas para uma análise mais aprofundada, quantitativa e qualitativa, e constatou-se que as dificuldades apresentadas pelos participantes são relacionadas à falta de conhecimento sobre o conteúdo, ao uso inadequado da linguagem matemática, à interpretação equivocada dos enunciados e desconhecimento da fórmula da soma dos termos de uma progressão geométrica ilimitada. Sugere-se que os erros identificados e analisados podem ser usados no planejamento de atividades a serem aplicadas em cursos de formação de professores de Matemática, visando ao aprimoramento do conhecimento matemático desse conteúdo, como forma de qualificar o seu ensino na escola básica.

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Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

Artigos Científicos