PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A BIODIVERSIDADE DO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.640Palavras-chave:
Bioma Cerrado, Percepção Ambiental, Ensino de Ciências.Resumo
O bioma Cerrado é um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial, porém enfrenta um acelerado processo de degradação ambiental devido o crescimento das cidades, expansão da agricultura e pecuária. O estudo teve como objetivo investigar a percepção ambiental de 243 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Anápolis/GO sobre a biodiversidade e as alterações antrópicas do Cerrado. Para a coleta de dados foram utilizados o questionário e a confecção de desenhos pelos alunos para avaliar a percepção ambiental. Diante dos resultados obtidos pode-se observar que a percepção ambiental que alguns alunos têm sobre a biodiversidade do Cerrado refere-se à ideia de um ambiente natural, completamente preservado, apresentando aspecto de paisagem. Entretanto, outros alunos compreendem que as atividades humanas estão interferindo no ambiente de maneira negativa, trazendo consequências irreparáveis ao longo dos anos. Com os resultados obtidos por meio da pesquisa, nota-se a necessidade de ampliação de discussões envolvendo a temática ambiental no sentido de favorecer a popularização do conhecimento do bioma Cerrado dentro da sala de aula e em espaços não-formais de educação, de forma a reconstruir ações responsáveis para sua conservação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).