PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A BIODIVERSIDADE DO CERRADO

Autores

  • Patricia Spinassé Borges Universidade Federal de Goiás.
  • Juliana Simião Ferreira Universidade Estadual de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.640

Palavras-chave:

Bioma Cerrado, Percepção Ambiental, Ensino de Ciências.

Resumo

O bioma Cerrado é um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial, porém enfrenta um acelerado processo de degradação ambiental devido o crescimento das cidades, expansão da agricultura e pecuária. O estudo teve como objetivo investigar a percepção ambiental de 243 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Anápolis/GO sobre a biodiversidade e as alterações antrópicas do Cerrado. Para a coleta de dados foram utilizados o questionário e a confecção de desenhos pelos alunos para avaliar a percepção ambiental. Diante dos resultados obtidos pode-se observar que a percepção ambiental que alguns alunos têm sobre a biodiversidade do Cerrado refere-se à ideia de um ambiente natural, completamente preservado, apresentando aspecto de paisagem. Entretanto, outros alunos compreendem que as atividades humanas estão interferindo no ambiente de maneira negativa, trazendo consequências irreparáveis ao longo dos anos. Com os resultados obtidos por meio da pesquisa, nota-se a necessidade de ampliação de discussões envolvendo a temática ambiental no sentido de favorecer a popularização do conhecimento do bioma Cerrado dentro da sala de aula e em espaços não-formais de educação, de forma a reconstruir ações responsáveis para sua conservação.


Biografia do Autor

Patricia Spinassé Borges, Universidade Federal de Goiás.

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás.

Juliana Simião Ferreira, Universidade Estadual de Goiás.

Doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás. Docente na Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2018-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos