EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO MAIS CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENFOQUE CTS/CTSA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (PNLD 2014)

Autores

  • MARTA FERREIRA ABDALA-MENDES IFRJ/CAMPUS MESQUITA
  • FERNANDA CÓPIO ESTEVES IFRJ/CAMPUS VOLTA REDONDA

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.595

Palavras-chave:

contextualização, livros didáticos, enfoque CTS / CTSA, PNLD 2014.

Resumo

Na presente pesquisa, fundamentamo-nos em alguns pesquisadores da área de Ensino de Ciências (KRASILCHIK, 2000; BAZZO; LINSINGEN; PEREIRA, 2003; NUÑEZ et al, 2011; CACHAPUZ et al, 2011), e alguns deles, como Nuñez (2011), defendem a ideia de que, num livro didático, as Ciências deveriam dialogar com outros tipos de saberes, que problematizasse a realidade, apresentando a Ciência como uma referência fruto da construção humana, sócio-historicamente contextualizada, e ainda relacionada aos avanços tecnológicos da humanidade. No entanto, alguns desses livros didáticos de ciências ainda trazem uma perspectiva linear e fragmentada do conhecimento, um tanto distante da contextualização e mais próxima da memorização (MALAFAIA; RODRIGUES, 2008). Acredita-se que um caminho possível para a concretização de um Ensino de Ciências assim diferenciado consista na busca por uma formação mais crítica, mais consciente e participativa dos nossos alunos, fundamentada numa conexão entre o conhecimento científico sistematizado – presente nas escolas na forma dos conteúdos dessas obras didáticas – e situações reais problematizadas (SANTOS, 2007; BAZZO; LINSINGEN; PEREIRA, 2003; SANTOS; MORTIMER, 2002), abordagem permitida quando considerado o chamado enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) ou Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) no ensino. Diante disso, pretendemos aqui apresentar uma breve análise acerca da presença do referido enfoque CTS / CTSA em livros didáticos de nono ano do ensino fundamental (quanto aos conteúdos de Física) aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático mais recente (PNLD 2014), obras possivelmente utilizadas hoje nas escolas brasileiras, buscando assim indicar um razoável caminho de mudanças no ensino de ciências em nosso país. Esperamos que, a partir dessa análise, possamos contribuir para a construção de uma visão mais crítica do professor em relação aos livros didáticos usados em sala de aula, além do reconhecimento da importância de uma formação contextualizada, crítica e voltada ao desenvolvimento de tomada de decisão por parte dos alunos, características marcantes do enfoque CTS / CTSA.

 

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Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos Científicos