EUGENIA E ENSINO DE GENÉTICA: DO QUE SE TRATA?

Autores

  • Izabel Mello Teixeira Universidade Federal Fluminense
  • Edson Pereira Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.551

Palavras-chave:

eugenia, ensino de genética, história da ciência

Resumo

Eugenia é um termo que significa “bem nascido” e foi cunhado por Francis Galton para definir um direcionamento da evolução humana a partir da seleção de características físicas e não-físicas. É um tema controverso, pois está associado ao Nazismo e, na atualidade, vem sendo relacionado com as novas tecnologias de reprodução assistida. No presente trabalho foi investigado o quanto e como este tema tem sido abordado nas áreas de educação e ensino. Para tanto foram selecionadas 35 revistas (16 nacionais e 19 internacionais) destas áreas nas quais foi realizado um levantamento bibliográfico. Nos 1950 números analisados que cobrem 51 anos (1963-2014) de publicações foram encontrados vinte artigos sobre o tema. Uma parte destes artigos (40%) trata o problema da eugenia e discussões correlatas (raça, racismo) diretamente relacionadas à escola (livros didáticos, opiniões de professores e alunos, politização do conteúdo). Outra parte (40%) foca a história da ciência, especialmente, em relação às controvérsias em torno da teoria evolutiva. Uma última parte dos artigos (20%) abrange a divulgação do tema em jornais, revistas e televisão. Os resultados indicam que a temática da eugenia é, ainda, pouco discutida dentro das áreas de educação e ensino, visto a pequena quantidade de artigos encontrados no período trabalhado. Isto pode ser considerado preocupante, uma vez que os movimentos eugênicos tiveram uma ampla influência no século XX e, seus ideais, parecem continuar “vivos” em algumas práticas e tecnologias de reprodução assistida.

Biografia do Autor

Izabel Mello Teixeira, Universidade Federal Fluminense

Laboratório de Genética Marinha e Evolução

Instituto de Biologia, Depto de Biologia Marinha

Universidade Federal Fluminense.

Área de Ensino

Edson Pereira Silva, Universidade Federal Fluminense

Laboratório de Genética Marinha e Evolução

Departamento de Biologia Marinha

Instituto de Biologia

Universidade Federal Fluminense

Áreas:

Ensino

Epistemologia

Genética Marinha

Evolução dos Padrões de Biodivesidade

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Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos Científicos