O ENEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA RECOMENDADOS PELO PNLD 2015

Autores

  • Vailton Afonso da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Salinas
  • Maria Inês Martins Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Puc Minas
  • Edivaldo Lima Máximo Intituto Federal do Norte de Minas Gerais - Salinas

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.513

Palavras-chave:

ENEM, Questões de Física, Livros Didáticos, PNLD.

Resumo

O ENEM é, atualmente, o exame de larga escala mais relevante do país, particularmente, por seu valor estratégico como “moeda de troca” para o ingresso da Educação Superior, materializado, sobretudo através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) para instituições privadas e do Sistema de Seleção Unificado (SISU) para instituições públicas, totalizando, de acordo com o MEC, 9.519.827 inscritos em 2014. Procura-se investigar como o ENEM tem sido explorado nas 14 (quatorze) Coleções de Física recomendadas na última edição do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLD 2015).  Além disso, nas obras coincidentes, faz-se uma comparação sobre o uso do ENEM com a edição anterior do Programa (PNLD 2012). As questões do ENEM foram mapeadas nas Coleções, verificando além de sua frequência, sua forma de apresentação, organização e exploração pedagógica nas obras didáticas. Verifica-se que os autores têm incorporado em suas coleções, pouco do universo de questões de Física aplicadas nas 17 edições do ENEM (desde 1998, contabilizadas duas provas em 2009). Observa-se que as coleções de Física recomendadas pelo PNLD 2015, de modo geral, repetindo o observado em coleções do PNLD 2012, pouco exploram o ENEM, excetuando-se três Obras com uma maior quantidade de itens, ainda que no final do volume, como atividade complementar. Não obstante a relevância do ENEM, não foram observados avanços significativos em sua utilização nas 10 (dez) obras recomendadas nas duas últimas edições do PNLD.

Biografia do Autor

Vailton Afonso da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Salinas

Possui graduação em Física e Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Pós-Graduação "stricto sensu" (Mestre em Ensino de Física) pela PUC Minas. Atualmente, é Professor Efetivo do Inst. Fed. Norte de Minas Gerais, Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Ensino de Ciências e Matemática; Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Tem experiência na área de Educação com ênfase em ensino de Física.

Maria Inês Martins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Puc Minas

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e servidor ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. É lider do grupo de pesquisa (CNPq) Livros Didáticos de Ciências e Matemática.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, bem como na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: livros didáticos e exames de larga escala.

Edivaldo Lima Máximo, Intituto Federal do Norte de Minas Gerais - Salinas

Graduando em Licenciatura em Física pelo Insituto Federal do Norte de MInas Gerais - Campus Salinas. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é Técnico do Laboratório de Física do IFNMG.

Downloads

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos Científicos