ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE EDUCANDOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE URUGUAIANA – RS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1503Palavras-chave:
educação ambiental, meio ambiente, percepção ambiental, problema socioambientalResumo
As grandes transformações ocorridas no planeta nos últimos anos nos âmbitos social e ambiental têm fomentado discussões e ampliado os estudos da comunidade científica em respeito à educação ambiental. Nesse contexto, urge a necessidade da escola assumir seu papel transformador, criando espaços para o desenvolvimento da reflexão crítica sobre o atual contexto. Sob essa ótica, foi estudada a percepção ambiental dos educandos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública situada na periferia da cidade de Uruguaiana – RS. A partir da análise das respostas do questionário aplicado, foi observada uma percepção fragmentada do meio ambiente e que há pouco entendimento sobre as causas e raízes da crise ambiental. Os educandos demonstraram certo distanciamento com a realidade local, embora muitos se mostrassem preocupados com alguns problemas socioambientais importantes, em especial, a questão dos resíduos sólidos.
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