A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EJA A PARTIR DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA & SITUAÇÕES PROBLEMA PARA ESTIMULAR A LEITURA E O PENSAMENTO CRÍTICO

Autores

  • André Taschetto Gomes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Isabel Krey Garcia Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

Este manuscrito apresenta os resultados parciais de uma dissertação de mestrado em Educação em Ciências, cujo objetivo principal foi investigar estratégias didáticas que potencialmente facilitassem a aprendizagem significativa do conceito de Energia e suas relações. O enfoque neste trabalho é a análise de duas atividades, nas quais foram utilizados textos de divulgação científica (TDC) e foi proposta uma situação problema. Os princípios da alfabetização científica também nortearam a prática de ensino no contexto da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Através desta, pretende-se que os estudantes, a partir dos conhecimentos construídos pelas informações e contribuições das ciências físicas, químicas e biológicas, possam exercer mais efetivamente sua cidadania e compreender mais adequadamente os processos que envolvem a Ciência, os avanços tecnológicos e suas implicações sócio-ambientais. Nossos resultados apontaram que, após a participação nas atividades, os estudantes apresentaram uma evolução conceitual, compreendendo que o uso dos recursos energéticos de forma consciente está associado diretamente com o futuro planetário. Além disso, consideram que a leitura é extremamente importante, pois é fonte de informações e de enriquecimento cultural. O uso desta estratégia em aulas de Química auxilia e motiva a aprendizagem. Em relação à segunda atividade, eles compreenderam que o consumo de combustíveis fósseis está intimamente relacionado aos fenômenos da chuva ácida e efeito estufa, bem como, puderam refletir sobre a necessidade de mudança nos hábitos de consumo da atual sociedade. A atitude investigativa, proporcionada pela resolução de um potencial problema, estimulou a busca de informações que se transformaram em conhecimentos significativos pelos estudantes. O uso de textos é uma importante ferramenta para estimular a aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências, além de contribuir em outros aspectos como habilidades oral, escrita e estímulo a busca de dados confiáveis, através da pesquisa escolar orientada pelo professor.

Downloads

Publicado

2016-09-13

Edição

Seção

Relato de Experiência