PIBID E A IMPLANTAÇÃO DE UMA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Raquel Fernanda Bogoni Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, COBIO, Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Ciências Biológicas, Estrada para Boa Esperança, km 04 - Comunidade São Cristóvão, Dois Vizinhos/PR, 85660-000, Brasil.
  • Ana Cristina Algeri Eichelberger Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, COBIO, Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Ciências Biológicas, Estrada para Boa Esperança, km 04 - Comunidade São Cristóvão, Dois Vizinhos/PR, 85660-000, Brasil.
  • Elisandra Peretto Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, COBIO, Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Ciências Biológicas, Estrada para Boa Esperança, km 04 - Comunidade São Cristóvão, Dois Vizinhos/PR, 85660-000, Brasil.
  • Everton Ricardi Lozano Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, COBIO Coordenação do PIBID/Ciências Biológicas, Estrada para Boa Esperança, km 04 - Comunidade São Cristóvão, Dois Vizinhos/PR, 85660-000, Brasil
  • Michele Potrich Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, COBIO Coordenação do PIBID/Ciências Biológicas, Estrada para Boa Esperança, km 04 - Comunidade São Cristóvão, Dois Vizinhos/PR, 85660-000, Brasil
  • Saionara Aparecida Andreatta Colégio Estadual de Dois Vizinhos - Ensino Fundamental, Médio e Profissional – CEDV, Docente Supervisora PIBID/Ciências Biológicas, AV. Dedi Barichello Montagner, n° 325, Bairro Centro, Dois Vizinhos/PR, 85660-000, Brasil

Resumo

Para atender os déficits de aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) implantou as Salas de Apoio de Língua Portuguesa e de Matemática. O grupo de acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), após participação na semana pedagógica do Colégio Estadual de Dois Vizinhos - Ensino Fundamental, Médio e Profissional (CEDV) e observando as necessidades, implantaram a Sala de Apoio de Ciências. Assim, o objetivo deste trabalho foi implantar a Sala de Apoio de Ciências para alunos do 6º ano do ensino fundamental, no CEDV. Para a implantação desta sala, o projeto teve as seguintes etapas: 1) Levantamento, junto aos professores, sobre quais eram os alunos e quais foram as dificuldades apresentadas; 2) Identificação dos alunos que necessitavam deste atendimento; 3) Elaboração dos roteiros de aula, com base nos conteúdos que os professores estavam trabalhando em sala e; 4) Aplicação das aulas, através de recursos didáticos disponíveis (cartazes, lousa, imagens, vídeos, etc), que aconteciam uma vez por semana nos períodos matutino e vespertino. Com a implantação deste projeto, foi possível auxiliar os alunos que necessitavam de maior atenção. Pelo fato de haver um número menor de alunos na Sala de Apoio, em relação a sala de aula, foi possível trabalhar individualmente de acordo com a dificuldade de cada um. No período em que houve as aulas em contraturno, os alunos mostraram-se dispostos a aprender ciências e melhoraram de forma significativa a compreensão de conceitos científicos. Soma-se a isto, o fato do grupo PIBID/Ciências Biológicas ter intensificado o envolvimento com a área da docência, contribuindo para sua formação profissional.

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Publicado

2015-08-07

Edição

Seção

Relato de Experiência