EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A INFLUÊNCIA DO ESTILO DE VIDA DOS ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS FEDERAIS FRENTE ÀS AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE
Resumo
Sendo a Educação em Ciências responsável pelo trânsito de Temas Transversais como o da Saúde e diante da perspectiva de que saúde se faz no cotidiano da escola, o objetivo deste estudo foi investigar as relações entre o estilo de vida dos estudantes do ensino médio e seus comportamentos preventivos em saúde. Participaram do estudo 420 alunos do ensino médio público federal de Santa Maria, RS, com idade média de 16,26±0,64 anos, peso corporal de 60,69±11,48 kg, estatura de 1,69±0,09 m e IMC de 21,2±3,05 kg/m2. Os adolescentes responderam questões relacionadas à saúde, comportamentos preventivos em relação às doenças crônico-degenerativas, percepção sobre a condição e as prioridades em saúde. Para avaliar o estilo de vida, utilizou-se o “Questionário Estilo de Vida FANTASTIC” e para determinação do nível de atividade física foi utilizado o “Questionário de Atividade Física Habitual”. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva. Foi verificado que 72,6% dos alunos estavam com peso adequado. A avaliação do estilo de vida demonstrou que 93,8% dos alunos alcançaram classificação acima de “bom”. O nível de atividade física apontou 98,6% dos alunos como “pouco ativo” e “inativo”. O comportamento preventivo em relação à saúde mostrou que 34,5% realizavam exames bioquímicos, 16,2% verificavam a pressão arterial com regularidade, 46% controlavam os alimentos ingeridos diariamente, 18,8% possuíam conhecimento sobre a síndrome metabólica e 14,3% relataram alguma queixa de saúde, sendo a asma a mais citada. A autopercepção positiva de saúde, representada pelas opções “excelente”, “muito boa” e “boa” foi mencionada por 87,4% dos estudantes, enquanto que a prioridade de saúde, para 52,2% foi “ter bem-estar físico, mental e social”. Conclui-se que o estilo de vida influencia positivamente nos comportamentos preventivos de saúde destes adolescentes, colaborando para adesão de bons hábitos de saúde, mas não para a manutenção de níveis de atividade física mínimos para uma qualidade de vida melhor.
Palavras-chave: Escolares; Educação em Saúde; Estilo de Vida; Comportamentos Preventivos em Saúde.