A INSERÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: REFLEXÕES E APONTAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2655

Palavras-chave:

Alfabetização científica; Ensino e aprendizagem significativa; Informação científica.

Resumo

O presente ensaio teórico objetivou discutir o uso de textos de divulgação científica no ensino de biologia, com vistas a possibilitar a aproximação do conhecimento científico desse componente curricular e o cotidiano dos alunos. Para isso, abordamos aspectos relevantes sobre a inserção da leitura no contexto escolar, sem torná-la uma obrigatoriedade para o discente, bem como refletimos sobre os aspectos necessários para a construção de uma proficiência leitora nas aulas de biologia, apontando como estratégias a utilização do questionário CRITIC (para acompanhamento da leitura de textos científicos) e o desenvolvimento e uso de Unidades Didáticas como recursos que podem auxiliar o professor a sistematizar, planejar e apresentar textos de divulgação científica para os alunos de maneira coerente com os conteúdos de biologia e, essencialmente, com a realidade em que vivem. Acreditamos que tais recursos possam facilitar o processo de inserção da informação científica nas aulas tanto para professores quanto para os alunos. Acreditamos que isso pode auxiliar no processo de Alfabetização Científica do estudante e, por consequência, facilitar o entendimento das informações e a apropriação da cultura científica de forma crítica e prática.

Biografia do Autor

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/SP; Professora Titular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Sandra Luiza Sousa Santos de Almeida , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Especialização em Gestão Educacional Ingegrada pela Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN); Mestre em Ensino de Biologia (UFPA); Professor de Biologia IFPA.

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Araújo, M. F. F. de, Almeida , S. L. S. S. de, & Silva, N. C. da. (2024). A INSERÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: REFLEXÕES E APONTAMENTOS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152655. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2655

Edição

Seção

Artigos Científicos