APLICAÇÃO DOS RECURSOS DE UM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS NO ENSINO DE ZOOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Natanael Charles da Silva Instituto Federal do Pará - Campus Abaetetuba
  • Marcelo Bruno Araújo Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2112

Palavras-chave:

Recursos metodológicos, Ensino e aprendizagem, Ensino remoto

Resumo

O objetivo deste trabalho foi aplicar os recursos didáticos disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) associados a outros recursos metodológicos no ensino remoto de zoologia para alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Pará, Campus Abaetetuba, bem como, discutir de que forma se deu o processo de ensino e aprendizagem utilizando tais recursos. A metodologia inclui uma análise observacional, utilização dos recursos com uma turma de graduação e utilização de um questionário. A pesquisa permitiu observar que o sistema possui em média 9 ferramentas metodológicas para uso, sendo que 90,9% dos entrevistados consideram a metodologia satisfatória e adequada, principalmente quando usada no formato de ensino remoto, podendo ser adaptada também para o ensino presencial, bem como, para outras disciplinas. Assim, apontamos que o SIGAA, se utilizado adequadamente, pode fazer diferença no processo de ensino e aprendizagem, principalmente em momentos como o que foi utilizado, de pandemia, em que o ensino remoto foi adotado como a solução mais viável. 

Biografia do Autor

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal do Pará - Campus Abaetetuba

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN); Mestre em Ensino de Biologia (UFPA); Professor EBTT pelo IFPA.

Marcelo Bruno Araújo Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECM/UFRN) e acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia (EaD) no Centro Universitário Internacional (UNINTER). É Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGEC/UESC).

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Desenvolveu pós doutoramento em Ensino de ciências/Educação para a sustentabilidade na Universidade de Coimbra (2012-2013). É professora do quadro permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte atuando no ensino presencial e a distância

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Publicado

2022-07-29