ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE VÍRUS, VACINAS, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, NEGACIONISMO E ANTIVACINA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2559

Palavras-chave:

Anticiência, Grupos negacionistas, Pandemia da Covid-19, Vacina, Vírus

Resumo

Diversos são os grupos negacionistas e anticiência que propagaram informações inverídicas nas mídias sobre a Pandemia da Covid-19. Os impactos negativos destas ações na educação tornam necessário saber até que ponto os estudantes têm desenvolvido o senso crítico/reflexivo frente a informações do mundo atual. Desse modo, o objetivo deste artigo consiste em analisar o conhecimento dos estudantes a respeito do desenvolvimento científico e tecnológico, do acesso a informações, das vacinas, dos vírus, das medidas de prevenção da Covid-19, do negacionismo e da antivacina, a partir de uma sequência de perguntas. Metodologicamente, este estudo se estrutura como pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e caráter explicativo. Além disso, participaram desta investigação 34 discentes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, do município de Primavera do Leste-MT, no mês de setembro de 2022, os quais responderam a sequência de perguntas. Salienta-se, ainda, que a análise dos dados foi realizada com base na observação e na interpretação dos pesquisadores. Em suma, os resultados obtidos na sequência de perguntas demonstraram que os sujeitos da pesquisa desenvolveram parcialmente as habilidades e as competências elencadas na BNCC e no DRC-MT para os anos finais do Ensino Fundamental do componente curricular Ciências da Natureza. Destaca-se que isso implica na maneira como esses educandos lidarão com os desafios impostos pelo mundo atual.

Referências

ARNDT, Gimara Joanol; TRINDADE, Milena Tarcisa; ALVES, Juliana de Oliveira; MIGUEL, Raquel de Barros Pinto. Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda toma... Vacina. Revista Psicologia Política, [S. l.], v. 21, n. 51, p. 608-626, 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v21n51/v21n51a21.pdf. Acesso em: 2 fev. 2023.

BARTELMEBS, Roberta Chiesa; VENTURI, Tiago; SOUSA, Robson Simplício de. Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores. RIS – Revista Insignare Scientia, Edição especial: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 4, n. 5, 2021. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12564. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12564. Acesso em: 6 set. 2021.

BEZERRA, Josenildo Soares; MAGNO, Madja Elayne da Silva Penha; MAIA, Carolina Toscano. Desinformação, antivacina e políticas de morte: o mito (d)e virar jacaré. Revista Mídia e Cotidiano, [S. l.], v. 15, n. 3, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.50944. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/50944. Acesso em: 9 out. 2021.

BIVAR, Gabriela Caracilo Carvalho; AGUIAR, Maria Eduarda Santini Cesar de; SANTOS, Renata Virgínia Cavalcanti; CARDOZO, Pablo Ramon Gualberto. Covid-19, the anti-vaccine movement and immunization challenges in Brazil: a review. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 31, p. 1-8, jan.-dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.39425. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/39425. Acesso em: 9 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 nov. 2021.

CALAFATE, Sara. Vírus de laboratório. Revista Ciência Elementar, [S. l.], v. 9, n. 2, 031, p. 1-4, jun. 2021. DOI: 10.24927/rce2021.031. Disponível em: https://rce.casadasciencias.org/rceapp/pdf/2021/031/. Acesso em: 25 jan. 2023.

CALAFATE, Luis. Os Vírus são "singulares" e desafiam os paradigmas da Ciência. Revista Multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 117-133, 2022. DOI: https://doi.org/10.23882/rmd.22094. Disponível em: https://revistamultidisciplinar.com/index.php/oj/article/view/94. Acesso em: 29 nov. 2022.

CAMARGO JR., Kenneth Rochel de. Para defender a ciência, é necessário torná-la acessível, inteligível e significativa. Physis - Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. e280202, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312018280202. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/BwXvDDKk9MS6fJDTcqyQvcT/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.

CAMARGO JR., Kenneth Rochel de; COELI, Claudia Medina. A difícil tarefa de informar em meio a uma pandemia. Physis - Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. e300203, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312020300203. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/Y9rxTRzQZkvCdjTsFK6gX3f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 nov. 2021.

CASTRO, Maria Elita Batista de; RIBEIRO, Bergmann Morais; CRAVEIRO, Saluana Rocha; INGLIS, Peter Ward; VALICENTE, Fernando Hercos. Controle de artrópodes - praga com vírus entomopatogênicos. In: FONTES, Eliana Maria Gouveia; VALADARES-INGLIS Maria Cleria (org.). Controle biológico de pragas da agricultura. Brasília, DF: Embrapa, 2020. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/212490/1/CBdocument.pdf. Acesso em: 2 dez. 2022.

CHALTON, Nicola; MACARDLE, Meredith. A história da ciência para quem tem pressa [recurso eletrônico], tradução Milton Chaves. Rio de Janeiro: Valentina, 2017.

CHASSOT, Attico. A Ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8. ed. Ijuí: Unijuí, 2018.

COSTA, Ana Maria; CHIORO, Arthur; LAGUARDIA, Josué; FLAUZINO, Regina Fernandes. Ainda tem pandemia, mas há esperança. Revista Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. Especial 1, p. 5-14, mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E100. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/qpHhGZmXPKVxsKkyL9bvZPf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2023.

FACHIN, Odilia. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

FIOCRUZ. Fundação Oswaldo Cruz. Boletim Observatório Covid-19: Balanço de dois anos da pandemia Covid-19, janeiro de 2020 a janeiro de 2022. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/boletim-covid-balanco-de-2-anos-da-pandemia. Acesso em: 10 dez. 2022.

FONSECA, Eril Medeiros da; DUSO, Leandro. A discussão do movimento antivacina para uma formação crítica: implicações no ensino de ciências através das controvérsias sociocientíficas. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3972. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3972. Acesso em: 13 nov. 2021.

FRAGUAS, Talita; GONZALEZ, Carlos Eduardo Fortes; MARQUES, Ronualdo. Vírus: sequência didática para o ensino de ciências pós pandemia. Revista Experiências em Ensino de Ciências, [S.l.], v. 16, n. 1, 2021. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/824/791. Acesso em: 26 jan. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRANJA, Tania; BARRETO, Flávia de Oliveira. Ensino remoto na pandemia, práticas curriculares e cotidianos escolares - da sala de aula à “sala de casa”: recontextualização, criações e inventividades. Rev. Espaço do Currículo(online), João Pessoa, v. 15, n. 3, p. 1-9, set/dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64683/36466. Acesso em: 15 mar. 2023.

LIMA, João Paulo Eufrazio de. “Se não faz mal, por que não tomar”? Um estudo sobre a campanha bolsonarista de desinformação pró-cloroquina. Revista Linguagem em Foco, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 128-148, 2022. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-9356 Disponível em: https://revistas.uece. br/index.php/linguagememfoco/article/view/9356.Acesso em: 8 jan. 2023.

LIRA, Anne Isaura de Oliveira; PENNAFORT, Viviane Peixoto dos Santos; ANJOS, Júlia Silva Fonseca dos; BARRA, Isabel Pires; COSTA, Edilma de Oliveira, MENDONÇA, Ana Elza de Oliveira. Comunicação em saúde e desinformação sobre COVID-19 em fact-checking de Fake News. Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria- REUFSM, [S. l.], v. 12, e56, p. 1-14, 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/2179769271263. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/71263/50672. Acesso: 25 jan. 2023.

MACIEL, Erika da Silva; QUARESMA, Fernando Rodrigues Peixoto (org.). Cadernos Educativos: vacinação contra a COVID 19. Palmas, TO: UFT/PROEX, 2021. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/2741. Acesso em: 5 dez. 2022.

MACIEL, Ethel; FERNANDEZ, Michelle; CALIFE, Karina; GARRETT, Denise; DOMINGUES, Carla; KERR, Ligia; DALCOMO, Margareth. A campanha de vacinação contra o SARS-CoV-2 no Brasil e a invisibilidade das evidências científicas. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 951-956, 2022. DOI: 10.1590/1413-81232022273.21822021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/YFbPSKJvkTj4V3pXd8b7yvJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso. Ensino Fundamental anos finais, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1pSppruO-tS9-puiU-IL01llcavKCJye5/view. Acesso em: 10 out. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MOREL, Ana Paula Massadar. Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Trabalho, Educação e Saúde, [S. l.], v. 19, 2021, e00315147. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00315. Disponível em: file:///C:/Users/vanus/Downloads/525-Texto%20do%20artigo-1998-1-10-20220310.pdf. Acesso em: 13 nov. 2022.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.

OLIVEIRA, Daniel Augusto Barra de; OLIVEIRA, Cássia Araujo de. Breve história da Ciência sob nova perspectiva. EDUFT – Universidade Federal do Tocantins, Palmas-TO, 2019. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/download/?d=43ca70be-33ac-437e-a7c4-46efc711a16a;1.0:Breve%20hist%C3%B3ria%20da%20ci%C3%AAncia%20sobre%20nova%20perspectiva.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde - OMS. Repositório Institucional para Troca de Informações – Iris. Fichas Informativas COVID-19: entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19 [Internet]. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52054?locale-attribute=pt. Acesso em: 21 out. 2021

PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; TAKENAMI, Iukary. Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Vigil. Sanit. Debate, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 10-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269x.01530. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1530/1147. Acesso em: 10 jan. 2023.

PARIHAR, Shivay; KAUR, RimpleJeet; SINGH, Surjit. Flash back and les sons learnt from history of pandemics before COVID-19. Journal of Family Medicine and Primary Care, [S. l.], v. 10, n. 7, p. 2441-2449, 2021. DOI: 10.4103/jfmpc.jfmpc_2320_20. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8415662/pdf/JFMPC-10-2441.pdf. Acesso em: 02 dez. 2022.

PASTERNAK, Natália; ORSI, Carlos. Ciência no cotidiano: viva a razão, abaixo a ignorância. São Paulo: Contexto, 2020.

PASTERNAK, Natália; ORSI, Carlos. Contra a realidade: a negação da ciência, suas causas e consequências. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2021.

PIVARO, Gabriela Fasolo; GIROTTO JUNIOR, Gildo. O ataque organizado à ciência como forma de manipulação: do aquecimento global ao coronavírus. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 37, n. 3, p. 1074-1098, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1074 Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74968/45149. Acesso em: 13 dez. 2021.

PROSDOCIMI, Francisco; FARIAS, Sávio Torres de. Vírus: reinterpretando a história natural e sua importância ecológica. Revista Helius, Sobral, v. 3, n. 2, fasc. 3, p. 1791-1811, jul./dez. 2020. Disponível em: https://helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/186/220. Acesso em: 10 jan. 2023.

RAMOS, Roberto Santos. O vírus e o conceito de vida em tempos de pandemia. Revista Princípios, [S. l.], n. 162, jul./out. 2021. DOI: https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2021.162.013 . Disponível em: https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/123/77. Acesso em: 10 jan. 2023.

RIBEIRO, Jaqueline Alves. Notícias falsas ou questionáveis compartilhadas em mídias sociais na era da pós-verdade: uma análise do uso da informação científica em postagens sobre vacinas no Facebook. 193 f. 2018. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia, Brasília, 2018. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/20895. Acesso em: 10 out. 2021.

ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: a ciência e o triunfo do pensamento científico no mundo contemporâneo. 2. ed. Brasília: FUNAG, 2012.

SEMIS, Lais. Como identificar uma notícia falsa? Revista Nova Escola, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12305/como-identificar-uma-noticia-falsa. Acesso em: 18 out. 2022.

SHIMIZU, NatielyRallo. Movimento antivacina: A memória funcionando no/pelo (per)curso dos sentidos e dos sujeitos na sociedade e-urbana. Revista do EDICC [online], [S. l.], v. 5, n. 5, 2018. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/5963. Acesso em: 02 nov. 2021.

TORRES, Joana; RODRIGUES, Isilda. História da Ciência & COVID-19: Oportunidades e Constrangimentos no Ensino em Portugal. Revista Multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 155–172, 2022. DOI: https//doi.org/10.23882/rmd.22097. Disponível em: https://revistamultidisciplinar.com/index.php/oj/article/view/97. Acesso em: 29 nov. 2022.

VARGAS, Liliane Eichkoff da Rosa. O uso de testes rápidos para Covid-19 como medida de segurança. Caderno de Pesquisa Aplicada, Limeira-SP, v. 1, n. 3, ago.-dez. 2021. Instituto Superior de Ciências Aplicadas. Disponível em: http://isca.edu.br/revista/index.php/cpesqaplic/article/view/57/47. Acesso em: 10 jan. 2023.

VASCONCELLOS-SILVA, Paulo R., CASTIEL, Luis David. COVID-19, as Fake News e o sono da razão comunicativa gerando monstros: a narrativa dos riscos e os riscos das narrativas. Cadernos de Saúde Pública [online], [S. l.], v. 36, n. 7, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102- 311X00101920. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/45195/1678-4464-csp-36-07-e00101920.pdf?sequence=2&isAllowed=y . Acesso em: 2 nov. 2021.

VIGNOLI, Richele Grenge; RABELLO, Rodrigo; ALMEIDA, Carlos Cândido de. Informação, misinformação, desinformação e movimentos antivacina: materialidade de enunciados em regimes de informação. Encontros Bibli - Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência Da Informação, Florianópolis, v. 26, p. 01-31, 2021. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e75576. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75576. Acesso em: 17 nov. 2021.

VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra Escovedo. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 37, n. 3, p. 1722-1747, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1722. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74999. Acesso em: 17 nov. 2021.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 2014.

Downloads

Publicado

2024-03-22

Edição

Seção

Artigos Científicos