O DESENVOLVIMENTO DE UMA REDE DE CONCEITOS A PARTIR DA COMPOSTEIRA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2554

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Ensino por Investigação, Compostagem, Composteira

Resumo

Considerando a necessidade de discussões a respeito da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental através de estratégias práticas e por meio do uso do artefato composteira como ferramenta educacional, desenvolveu-se uma pesquisa empírica no âmbito de um curso de Mestrado Profissional, com o objetivo principal de analisar as potencialidades e obstáculos decorrentes do desenvolvimento de uma rede conceitual em Ciências com alunos do 3º ano dos anos iniciais, por meio da montagem, problematização e ressignificação de conhecimentos via ensino por investigação. A natureza da pesquisa é qualitativa, com base em Bogdan e Biklen (1994), cujo desenvolvimento empírico se deu em uma escola municipal da Região Metropolitana de Curitiba, estado do Paraná, durante seis encontros realizados presencialmente com quatro turmas, envolvendo 41 alunos da faixa etária de oito anos. Embora a Educação Ambiental esteja inserida nos currículos escolares, os resultados desta pesquisa, apreciados por meio da Análise de Conteúdo inicial proposta por Bardin (1979), sugerem a necessidade de investimento na formação dos alunos por meio do uso de objetos técnicos, como a composteira, em decorrência das divergentes concepções apresentadas pelos alunos a respeito do destino dos resíduos sólidos orgânicos e da compostagem como alternativa ambientalmente adequada para este fim.

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Santos, F. F. dos, & Alves, J. A. P. (2024). O DESENVOLVIMENTO DE UMA REDE DE CONCEITOS A PARTIR DA COMPOSTEIRA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152554. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2554

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Artigos Científicos