INTERVENÇÃO DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA PROPOSTA SENSORIAL
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2517Palavras-chave:
Licenciatura, Formação docente, Meio Ambiente, Práticas pedagógicasResumo
O presente trabalho constituiu-se como um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. É resultado de uma intervenção didática realizada durante a disciplina de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) com a temática sobre Educação Ambiental, presente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no IFFar campus Júlio de Castilhos. Este estudo objetivou analisar as implicações que a disciplina de PeCC-Educação Ambiental promove para a formação inicial do licenciando em Ciências Biológicas e como a intervenção didática realizada a partir desta PeCC na educação básica pode proporcionar uma reflexão sobre a Educação Ambiental. Os acadêmicos de licenciatura foram desafiados a desenvolver essa prática, criando um elo entre o meio ambiente e os órgãos dos sentidos. Realizou-se assim, um espaço para dialogar sobre as diferentes maneiras de contribuirmos para um mundo mais ecológico e sustentável. Com o desenvolvimento e aplicação dessa dinâmica, os licenciandos obtiveram êxito, após muitas reformulações e adaptações na prática realizada. Foi notória a aprendizagem dos discentes e as associações realizadas por eles, sendo perceptível a preocupação para com o meio ambiente. Ademais, essa atividade proporcionou troca de conhecimentos entre os acadêmicos e o público, alunos do PROEJA, contribuindo assim para o aprendizado pessoal e profissional dos futuros docentes, e reflexão de ambos sobre seus atos com relação ao tema abordado.
Referências
ANDRADE, Daniel Fonseca; FIGUEIREDO, Tainá Figueroa. Metodologias ativas e participativas em uma disciplina de educação ambiental no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 2, p. 123-142, 2021.
BARBOSA, Luciano Chagas. Políticas Públicas de Educação Ambiental numa sociedade de risco: Tendências e desafios no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, IV.; 2008, Brasília. IV Encontro associação nacional de pós-graduação e pesquisa em ambiente e sociedade 2008, Brasília, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2008.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. A prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física. Movimento, v. 24, n. 2, p. 455-470, 2018.
BORTOLON, Brenda; MENDES, Marisa Schmitt Siqueira. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica, v. 5, n. 1, p. 118-136, 2014.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: Out, 2023.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília-DF, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.
DIAS, Genebaldo Freire. Os quinze anos da educação ambiental no Brasil: um depoimento. Em aberto, v. 10, n. 49, p. 4, 1991.
DINIZ, Janelene Freire; JESUS, Pâmela Siqueira Oliveira; SILVA, Elaine Márcia Souza Rosa Genival Gomes; BARBA, Júnior Clarides Henrich. Educação ambiental no ensino superior: uma experiência lúdica de conscientização na Amazônia brasileira. EDUCAmazônia, v. 13, n. 2, p. 357-372, 2021.
DUARTE, Sérgio Guerra. Título do capítulo do livro citado. Dicionário brasileiro de educação. Rio de Janeiro: Antares, 1986.
FARIAS, Isabel Maria Sabino; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho; FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Didática e Docência: aprendendo a profissão. 4 ed. Brasília-DF,: Liber Livro, 2014. p. 192.
GADOTTI, Moacir. Título do capítulo do livro citado. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2009.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.
GAUTHIER, Clemor; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. 3 ed. Ijuí: Educação Unijuí, 1998.
GRASSI, Doneide Kaufmann; KOCOUREK, Sheila; OLIVEIRA, Jairo Luz. Educação ambiental em instituição pública de ensino superior: o caso da UFSM. Ambiente & Educação, v. 26, n. 1, 2021.
GRZEBIELUKA, Douglas; KUBIAK, Izete; SCHILLER, Adriane Monteiro. Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais, v. 13, n. 5, p. 3881-3906, 2014.
INBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 127.
MARTINS, Alcina Manuela Oliveira; COIMBRA, Maria de Nazaré; OLIVEIRA, José Antônio; MATURANO, Ariana Souza. Metodologias ativas para a inovação e qualidade do ensino e aprendizagem no ensino superior. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v.19, n.3, p.122-132. 2019.
NASCIMENTO, Luis Felipe. Gestão ambiental e sustentabilidade. 2012. Gestão ambiental e sustentabilidade (Bacharelado em Administração Pública) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2012.
OLIVEIRA, Lucas; NEIMAN, Zysman. Educação ambiental no âmbito escolar: análise do processo de elaboração e aprovação da base nacional comum curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 3, p. 36-52, 2020.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, 2009.
SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Profissionalização da palavra à política. In: MORAES, Maria Célia; PACHECO, José (Org.). Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. 3 ed. Porto Editora, 2010. p. 27-45.
SILVA FILHO, José Carlos Lázaro; TOCHETTO, Marta; GRAVONSKI, Iuri; TORRES, Franklin de Sousa; ARAÚJO, Nicolas. Análise comparativa do novo paradigma ecológico em dois estados brasileiros: a gestão ambiental além do mercado e do estado. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 7, n. 1, p. 84-101, 2009.
SILVA, Ana Carolina Rosa; SANTOS, Ludmylla Ribeiro; SILVA, Fabiana Mota; COSTA, Elieide Livia Ribeiro; LACERDA, Paloma Lopes; CLEOPHAS, Maria das Graças. Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, 2015.
SOARES, Guido Fernando Silva. A proteção internacional do meio ambiente. Barueri-SP: Manole, 2003.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 16 ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 2014.
TEIXEIRA, Linnik Israel Lima; SILVA FILHO, José Carlos Lázaro. Consciência e atitude ambiental em estudantes de instituições de ensino técnico e tecnológico. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 20, n. 1, p. 334-350, 2016.
TREIN, Eunice Schilling; KOCOUREK, Sheila. A educação ambiental crítica: crítica de que? Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Saccomori, Ana Claudia Röhrs
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).