INTERVENÇÃO DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA PROPOSTA SENSORIAL
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2517Palavras-chave:
Licenciatura, Formação docente, Meio Ambiente, Práticas pedagógicasResumo
O presente trabalho constituiu-se como um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. É resultado de uma intervenção didática realizada durante a disciplina de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) com a temática sobre Educação Ambiental, presente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no IFFar campus Júlio de Castilhos. Este estudo objetivou analisar as implicações que a disciplina de PeCC-Educação Ambiental promove para a formação inicial do licenciando em Ciências Biológicas e como a intervenção didática realizada a partir desta PeCC na educação básica pode proporcionar uma reflexão sobre a Educação Ambiental. Os acadêmicos de licenciatura foram desafiados a desenvolver essa prática, criando um elo entre o meio ambiente e os órgãos dos sentidos. Realizou-se assim, um espaço para dialogar sobre as diferentes maneiras de contribuirmos para um mundo mais ecológico e sustentável. Com o desenvolvimento e aplicação dessa dinâmica, os licenciandos obtiveram êxito, após muitas reformulações e adaptações na prática realizada. Foi notória a aprendizagem dos discentes e as associações realizadas por eles, sendo perceptível a preocupação para com o meio ambiente. Ademais, essa atividade proporcionou troca de conhecimentos entre os acadêmicos e o público, alunos do PROEJA, contribuindo assim para o aprendizado pessoal e profissional dos futuros docentes, e reflexão de ambos sobre seus atos com relação ao tema abordado.
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