ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR UTILIZANDO SOFTWARE: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2444

Palavras-chave:

Geometria molecular; UEPS; TDIC

Resumo

O ensino de geometria molecular apresenta grandes desafios, uma vez que ele pode estar condicionado, por exemplo, à simples memorização de nomes e estruturas. Para que haja uma aprendizagem significativa desse conteúdo, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) representa um caminho promissor para que o aluno esteja realmente engajado na aprendizagem. Nesse contexto, com o objetivo de subsidiar o professor de Química, propõe-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), apoiada no uso do software Avogadro® para o ensino de geometria molecular nas aulas de Química, no Ensino Médio. A UEPS proposta conta com a Atividade 01, na qual se realiza uma discussão sobre ligações covalentes, comprimento e ângulos de ligação e disposição de moléculas no espaço tridimensional. Já na Atividade 02, serão investigadas as geometrias que caracterizam sete moléculas: H2O, NH3, HCℓ, CH4, BF3, PCℓ5 e SF6. Na proposição das atividades, estão incluídas questões norteadoras para que o professor seja capaz de identificar conhecimentos prévios dos alunos e os auxiliem no processo de ampliação dos conhecimentos adquiridos. Ao final da UEPS, são propostas questões para uma percepção da aprendizagem significativa. O material conta, ainda, com um tutorial para uso do software Avogadro® e uma planilha de coleta de dados das simulações. Espera-se que a proposta da UEPS auxilie os docentes na elaboração e na condução das aulas sobre o tema geometria molecular, promovendo a aprendizagem significativa dos discentes.

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Oliveira, A. A., Guimarães, A. R., & Vianna, C. A. F. J. (2024). ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR UTILIZANDO SOFTWARE: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152444. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2444

Edição

Seção

Produto Educacional