EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: COMPREENSÕES E IMPACTOS À FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2434

Palavras-chave:

Experimentação investigativa, Ensino remoto, Formação docente

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi estudar as compreensões construídas por licenciandos em Química, durante o desenvolvimento de disciplinas que previam a realização de experimentos em laboratório, no período de ensino remoto em tempo de pandemia do novo coronavírus - SARS-CoV-2, a fim de analisar os impactos à formação docente. Participaram da pesquisa básica de abordagem qualitativa e explicativa, nove licenciandos de um curso noturno de Licenciatura em Química, de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Eles responderam um questionário contendo cinco questões dissertativas. Os dados obtidos foram estruturados de acordo com análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que, durante a pandemia da Covid-19, a maior parte dos professores utilizaram vídeos disponíveis no Youtube durante disciplinas que previam atividades experimentais na UTFPR. Quanto à avaliação, alguns docentes solicitaram aos licenciandos a realização de gravação, em vídeo, da explicação do fenômeno ocorrido em experimentos que foram realizados por eles em casa. No entendimento de alguns licenciandos, era impossível realizar experimentos fora do laboratório, e outros conceberam o vídeo como uma alternativa viável para o momento do ensino remoto. Para todos os licenciandos, os impactos ocasionados pela não realização de atividades experimentais em laboratório foram considerados negativos, uma vez que a ausência de tais atividades acarreta a defasagem no ensino. Na fala dos licenciandos, ficou evidente uma visão utilitarista das atividades experimentais, acerca de não aprender a manusear equipamentos e executar técnicas. Também identificamos uma concepção ingênua a respeito das atividades experimentais, no sentido de que foram entendidas apenas como uma forma de ludismo, a despertar a atenção e o interesse pelo estudo.

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Publicado

2024-02-02

Como Citar

Farias, G. S., Monteiro, P. C., Figueiredo, M. C., & Medeiros, A. S. de. (2024). EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: COMPREENSÕES E IMPACTOS À FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152434. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2434

Edição

Seção

Artigos Científicos