PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2236Palavras-chave:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COVID-19, Ensino remoto.Resumo
O estágio supervisionado deve ser um momento de inflexão durante a formação inicial de professores. Normalmente, neste período, os alunos perpassam por adaptações na rotina e em suas metodologias de estudo, contudo, estas tiveram que ser maiores durante o período de distanciamento e isolamento social, decorrentes do contexto pandêmico da COVID-19, doença provocada pelo novo Coronavírus. Esta pesquisa visa analisar os discursos envoltos nas percepções dos alunos da disciplina de estágio supervisionado. Para isso, fez-se uma análise de sentimentos e classificação do discurso pelo método de Reinert, sobre as evocações conferidas por meio de vídeo apresentações. Com isso, foi possível observar que, apesar do momento de distanciamento social e da necessidade de adaptação nos processos educacionais, os futuros professores apresentaram maior taxa de sentimentos positivos, como confiança e expectativa. Também foi observado que seus discursos puderam ser classificados em três grupos: “Utilização de TIC’s[1] como recursos educacionais durantes as aulas”; “Desafios enfrentados pelos estagiários e alunos no processo de aprendizagem”; “As contribuições do estágio para a formação docente e os colaboradores envolvidos”. Apesar das dificuldades enfrentadas pelos futuros professores durante a pandemia, seus discursos indicaram que houve uma interação positiva com a disciplina, mesmo em momento de distanciamento social.
PALAVRAS-CHAVE: Licenciatura; Formação docente; COVID-19; Ensino remoto.
[1] Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
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