O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.2104

Palavras-chave:

cinema, experiência de leitura por andaimes, ensino de química orgânica, aprendizagem

Resumo

O ensino de Química ao adentrar o ambiente escolar, pode apresentar inúmeras objeções, como a dificuldade de interação com o cotidiano, os conteúdos curriculares, abordados de maneira vaga, fragmentada e descontextualizada, o que tende a dificultar a compreensão dos alunos. Neste sentido, o presente trabalho investigou o uso do Cinema no ensino de Química, através de uma prática educativa em um Instituto Federal do Sul do Brasil, o público-alvo foram alunos com baixo desempenho em avaliações escolares da disciplina de Química. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e o princípio metodológico foi a Experiência de Leitura por Andaimes que conta com duas fases: planejamento e implementação, e com três etapas: pré-leitura, onde aplicou-se um Questionário Inicial (QI); leitura, com um roteiro de acompanhamento e a exibição do filme “Horizonte profundo–Desastre no golfo”; e a pós-leitura, na qual foram realizadas discussões sobre os conteúdos trabalhados no filme, elaboração de atividades pelos alunos e um Questionário Final (QF). A partir dessa ação, pode-se inferir que a metodologia Experiência de Leitura por andaimes, aliada ao cinema, em sala de aula, possibilitou a abordagem de temas e conceitos da Química de maneira lúdica e reflexiva, potencializando o processo de ensino-aprendizado.

Biografia do Autor

Rosiele Oliveira da Encarnação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Andreia Maria Piovesan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Santa Maria (UFSM). Professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

Renato Xavier Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

CLARK, Kathleen F.; GRAVES, Michael F. Scaffolding students’ comprehension of text. The Reading Teacher, v. 58, n. 6, p. 570-580, 2005.

DUARTE, Rosália. Cinema & educação. 3ª Ed. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2009. p. 104.

ENCARNAÇÃO, Rosiele Oliveira da; COUTINHO, Renato Xavier. O ensino de mecânica através do Cinema. Experiência em Ensino de Ciências, v.13, n. 5, p. 59-72, 2018.

FARIA, Ana Constância Macedo; BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar; GASTAL, Maria Luiza de Araújo; ANDRADE, Megue Magalhães de. “A ciência que a gente vê no cinema”: Uma intervenção escolar sobre o papel da ciência no cotidiano. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), v. 15, n. 3, p. 645-659, 2015.

FICANHA, Aline Matuella M.; ANTUNES, Angela; CASTAMAN, Ana Sara; MORES, Rubia; VENQUIARUTO, Luciana D.; DALLAGO, Rogério M. Uso de mapa conceitual para aprendizagem de conceitos de química na educação profissional. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ); 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2016.

GRAVES, Michael F.; GRAVES, Bonnie B. The Scaffolded Reading Experience: A Flexible Framework for Helping Students Get the Most Out of Text. Reading, 29: 29-34, 1995.

IFFAR. Diretrizes Institucionais da organização administrativo-didático-pedagógica para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Instituto Federal Farroupilha. Resolução nº 102, de 02 de dezembro de 2013.

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; JÚNIOR, Oswaldo Garcia. Leitura em Sala de Aula: Um Caso Envolvendo o Funcionamento da Ciência. Química Nova na escola, v. 32, n. 3, p. 191-199, 2010.

MELLO, Rodrigo Vasconcelos Machado; NETO, Waldmir Nascimento de Araujo. Reflexões teóricas sobre Ensino de Ciências: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica. Revista brasileira Ensino de Ciências e Tecnologia (RBECT), v. 10, n. 3, p. 145-162, 2017.

MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011, 242 p.

PAZINATO, Maurícius S.; BRAIBANTE, Hugo T. S.; BRAIBANTE, Mara E. F.; TREVISAN, Marcele C.; SILVA, Giovanna S. Uma Abordagem Diferenciada para o Ensino de Funções Orgânicas através da Temática Medicamentos. Química Nova na escola, v. 34, n. 1, p. 21-25, 2012.

REYNAUD, Nayara. 'Horizonte Profundo' retrata tragédia ambiental no Golfo do México. G1, 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2016/11/horizonte-profundo-retrata-tragedia-ambiental-no-golfo-do-mexico.html>. Acesso em: 20 de ago. 2019.

ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2016.

SANTOS, Paloma Nascimento dos; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Química Nova na escola, v. 33, n. 3, p. 160-167, 2011.

SANTOS, João Paulo Magalhães dos; PAIXÃO, Maria de Fátima Mendes. O desenho como estratégia pedagógica no Ensino de Química: Uma análise através das concepções e perspectivas dos estudantes do Ensino Médio. Sitientibus, n. 52, p. 1-6, 2015.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Edição

Seção

Relato de Experiência