REPERCUSSÃO DE UMA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM DIFERENTES PÚBLICOS ATUANTES NO PROCESSO EDUCATIVO EM SAÚDE

Autores

  • Luiz Felipe de Paiva Lourenção Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
  • Paula Ribeiro Santos Universidade de São Paulo
  • Cleriston Apolinário Universidade do Vale do Sapucaí
  • Valmira Cristina de Andrade Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
  • Milena de Negreiros Linhares Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
  • Isabela Cristina de Castro Alves Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO
  • Solange Fernandes de Freitas Castro Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.1899

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Vigilância Nutricional, Educação Alimentar e Nutricional, Segurança Alimentar e Nutricional.

Resumo

A promoção da saúde, sob a ótica holística, torna-se essencial às ações de alimentação e nutrição, onde pretende-se ampliar os conhecimentos e competências dos indivíduos frente aos serviços executados na comunidade. O objetivo do estudo foi avaliar o nível de ganho de conhecimento nutricional de diferentes profissionais, antes e após um curso de intervenção nutricional e avaliar o estado nutricional dos profissionais avaliados. Trata-se de um estudo de intervenção educativa baseado no modelo de avaliação de treinamento nível 2 de Kirkpatric. Todos os profissionais, sendo 89 profissionais da saúde, 224 educadores infantis e 81 manipuladores de alimentos participaram de um Curso de Promoção da Saúde e Prática Pedagógica na Educação Infantil. Utilizou-se um Questionário de Conhecimento Nutricional e para a avaliação de aquisição de conhecimento uma escala Likert, contemplando a metodologia pré-teste e pós teste. A partir da avaliação inicial, antes do curso de intervenção, foi constatado que nas três categorias, a maioria dos participantes apresentou moderado conhecimento nutricional, sendo 87,64% de profissionais da saúde, 68,3% dos educadores infantis e 80,3% dos manipuladores de alimentos. Por meio do teste t pareado, observou-se diferença (p < 0,001) entre as notas médias após e antes da intervenção. Conclui-se que a intervenção educativa foi efetiva no ganho de conhecimento nutricional e que ações de Educação Permanente em Saúde devem ser implantadas rotineiramente.

PALAVRAS-CHAVE: Educação em Saúde; Vigilância Nutricional; Educação Alimentar e Nutricional; Segurança Alimentar e Nutricional.

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Publicado

2022-09-26

Edição

Seção

Artigos Científicos