CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE COM PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE

Autores

  • Rui Marques Vieira

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1898

Resumo

A educação em ciências tendo em vista a meta da literacia científica para todos e desde os primeiros anos de escolaridade tem vindo a assumir-se como uma necessidade e uma exigência social e económica de vários países. Uma das vias, que progressivamente tem sido defendida por parte da comunidade científica desta área, é a educação, perspetiva ou orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade. Outra que tem sido apontada é a que se prende com a promoção de capacidades, como as de pensamento crítico. Neste quadro e, particularmente na sequência de trabalhos de investigação que procuram a integração da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade com o pensamento crítico, procura-se começar por fundamentar a sua relevância. Nesse sentido apresenta-se em seguida uma breve resenha da investigação que se tem realizado em torno destas duas finalidades da educação em ciências para depois se salientar as suas articulações e, a partir destas, se destacar um quadro concetual que se tem vindo a aprimorar ao longo dos últimos 10 anos. Depois descreve-se e destacam-se algumas das propostas didáticas desenvolvidas a partir do mesmo referencial para a educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade. No final destacam-se algumas implicações futuras para a investigação, formação e inovação na educação em ciências com orientação CTS/PC e na formação de professores.

Referências

AIKENHEAD, Glen. Educação Científica para todos. Mangualde: Edições Pedago, 2009.

BAILIN, Sharon. Critical thinking and science education. Science & Education, n. 11, p. 361-375, 2002. https://link.springer.com/article/10.1023/A:1016042608621

BORDONI, Ananda, SILVEIRA, Marcelo, e VIEIRA, Rui. Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS. Revista Poiésis, v. 14, n. 26, p. 380-402, 2020. http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/issue/view/367/showToc

CHRISPINO, Alvaro. Introdução aos enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – na Educação e no Ensino (nº 4 de Iberciencia). Madrid: OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos, 2017. http://aia-cts.web.ua.pt/wp-content/uploads/2017/11/introducao_aos_enfoques_cts_na_educacao_e_no_ensino_final.pdf

COSTA, Sandro, OBARA, Cássia, e BROIETTI, Fabiele. Critical thinking in Science education and Mathematics education: research trends of 2010-2019. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1-30, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6706

ENNIS, Robert. Critical thinking. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1996.

FACIONE, Peter. Critical thinking: What it is and why it counts, 2015. https://www.researchgate.net/publication/251303244_Critical_Thinking_What_It_Is_and_Why_It_Counts

GALAMBA, Arthur, e MATTHEWS, Brian. Science education against the rise of fascist and authoritarian movements: towards the development of a pedagogy for democracy. Cultural Studies of Science Education, Publicado online, 2021. https://doi.org/10.1007/s11422-020-10002-y

MANSOUR, Nasser. Science-Technology-Society (STS): A New Paradigm in Science Education. Bulletin of Science, Technology & Society, v. 29, n. 4, p. 287-297, 2009.

MARTINS, Isabel. Revisitando orientações CTS/CTSA na educação e no ensino das ciências. Revista APEduC, v. 1, n. 1, p. 13-29, 2020. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/63/1

NAÇÕES UNIDAS. Guia para o Desenvolvimento Sustentável – 17 objetivos para transformar o nosso mundo. Lisboa: Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, 2018. https://unric.org/pt/wp-content/uploads/sites/9/2019/01/SDG_brochure_PT-web.pdf

SOUSA, Ana, e VIEIRA, Rui. O pensamento crítico na educação em ciências: Revisão de estudos no ensino básico em Portugal. Revista da Faculdade de Educação, v. 29, n. 1, p. 15-33, 2018. http://www2.unemat.br/revistafaed/content/vol/vol_29/artigo_29/15_33.pdf

TENREIRO-VIEIRA, Celina, e VIEIRA, Rui. Promover o pensamento crítico dos alunos: propostas concretas para sala de aula. Porto, Portugal: Porto editora, 2000.

TENREIRO-VIEIRA, Celina, e VIEIRA, Rui. Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 163-242, 2013. https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000100010

TENREIRO-VIEIRA, Celina, e VIEIRA, Rui. Construindo Práticas Didático-Pedagógicas Promotoras da Literacia Científica e do Pensamento Crítico (nº 2 de Iberciencia). Madrid: OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos, 2014. http://www.ibercienciaoei.org/doc2.pdf

TENREIRO-VIEIRA, Celina, e VIEIRA, Rui. Educação em Ciências e Matemática com orientação CTS promotora do pensamento crítico. Revista Ibero Americana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, v. 11, n. 33, p. 143-159, 2016. http://www.revistacts.net/volumen-11-numero-33

TENREIRO-VIEIRA, Celina, e VIEIRA, Rui. Ciência, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável na Escolaridade Básica: Que Possibilidades? Que Realizações? In: M. GORDILLO, Mariano e MARTINS, Isabel (Coords.). Ciencia Cordial - Un Desafio Educativo. Madrid: Catarata, 2018. p. 48-60. http://formacionib.org/noticias/?Ciencia-cordial-Un-desafio-educativo-Libro-completo-en-PDF

TENREIRO-VIEIRA, Celina, e VIEIRA, Rui. Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, v. 15, n. 1, p. 36-49, 2019a. https://doi.org/10.17151/rlee.2019.15.1.3

TENREIRO-VIEIRA, Celina, e VIEIRA, Rui. Abordagem de temas do currículo de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade / Pensamento Crítico. Indagatio Didactica, v. 11, n. 2, p. 895-914, 2019b. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12362/10010

TENREIRO-VIEIRA, Celina, e VIEIRA, Rui. Promover o Pensamento Crítico em Contextos CTS: Desenvolvimento de Propostas Didáticas para o Ensino Básico. Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 471-484, 2020. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21823

VIEIRA, Rui. Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico para uma Educação em Ciências com Orientação CTS/PC. Tese de Doutoramento em Didática da Universidade de Aveiro, Aveiro, 2003.

VIEIRA, Rui. Didática das Ciências para o Ensino Básico. Faro: Sílabas e Desafios, 2018.

VIEIRA, Rui, e TENREIRO-VIEIRA, Celina. Fostering scientific literacy and critical thinking in elementary science education. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 13, n. 61, p. 659-680, 2016a. https://link.springer.com/article/10.1007/s10763-014-9605-2

VIEIRA, Rui, e TENREIRO-VIEIRA, Celina. Pensamento Crítico e CTS no Ensino das Ciências. Boletim AIA-CTS, n. 3, p. 14-18, 2016b. http://aia-cts.web.ua.pt/wp-content/uploads/2015/03/AIA-CTS_Boletim_03.pdf

VIEIRA, Rui, MOREIRA, Luis, e TENREIRO-VIEIRA, Celina. Promoting science-technology-society / critical thinking orientation in basic education. In C. Vasconcelos (Ed.), Geoscience Education: Indoor and Outdoor Switzerland: Springer International Publishing, 2016. p. 195-205.

VIEIRA, Rui, TENREIRO-VIEIRA, CELINA, e MARTINS, Isabel. Pensamiento crítico y literacia científica. Revista Alambique - Didáctica de las Ciencias Experimentales, n. 65, p. 96-103, 2010.

VIEIRA, Rui, TENREIRO-VIEIRA, CELINA, e MARTINS, Isabel. A educação em ciências com orientação CTS – Atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores, 2011.

Downloads

Publicado

2021-10-05