O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O QUE SABEM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INCIAIS?

Autores

  • Cristiane Aparecida Kiel
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1896

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo de caso que teve como objetivo identificar os conhecimentos dos professores sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade; Letramento Científico e Tecnológico no ensino de ciências; a BNCC e, de que forma vem ocorrendo os processos de formação continuada na área das Ciências da Natureza. O estudo foi desenvolvido com quatorze professores da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná, utilizando um questionário composto por 22 perguntas abertas e múltipla escolha, no ano de 2020. Para análise os dados foram agrupados por afinidade de assuntos, quantificados e as questões abertas analisadas observando-se as concordâncias e discordâncias, para que pudéssemos obter a visão dos professores. Os principais resultados apontam para um desconhecimento dos professores em relação ao enfoque CTS e BNCC o que nos mostra uma possível lacuna no ensino de ciências. Além, de demonstrar que a formações continuadas ofertadas aos professores dão ênfase para as áreas de português e matemática, tratando do ensino de ciências de forma secundária, deixando evidente a necessidade de se promover Formação Continuada para o ensino de ciências que aborde as temáticas CTS, LCT e BNCC, contextualizando a realidade de sala de aula com o propósito de subsidiar os professores para promover o letramento científico e tecnológico.

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Publicado

2021-10-05