CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E PIBID PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Rayssa Nayara dos Santos Oliveira Universidade Católica de Brasília
  • Luciani Bueno Tavares Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1854

Palavras-chave:

prática docente, estágios supervisionados, PIBID, formação de professores

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar as diferentes contribuições que os Estágios Supervisionados e o PIBID-Biologia oportunizaram ao licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília. A abordagem do estudo foi de forma qualitativa e a coleta dos dados foi realizada através de entrevistas feita a 16 licenciandos do curso, utilizando a análise de conteúdo para a discussão dos resultados obtidos (BARDIN, 1977). Os resultados mostraram que os Estágios Supervisionados precisam passar por algumas melhorias, como a relação entre o professor supervisor da escola e o formando, e as poucas aulas que são ministradas pelo estagiário; já o PIBID-Biologia possui alguns desafios a serem vencidos, porém, continua sendo uma prática enriquecedora na formação de futuros professores. Concluímos que tanto os Estágios Supervisionados quanto o PIBID aproximam o estudante do seu futuro campo de trabalho, no entanto, o PIBID causou um impacto mais positivo na formação de professores no sentindo de aproximação com as turmas trabalhadas e os afazeres realizados em equipes dentro e fora de sala de aula.

Biografia do Autor

Rayssa Nayara dos Santos Oliveira, Universidade Católica de Brasília

Graduada em Ciências Biológicas no ano de 2018 pela Universidade Católica de Brasília. Tem experiência com biodiversidade aquática, com ênfase em cladóceros. Tem experiência com docência, participou do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência- PIBID. Trabalhou como estagiária no laboratório de ciências da empresa Sesi durante um ano. Trabalhou na Secretária de Educação do Distrito Federal como professor(a) temporário. Possui pós-graduação lato sensu em Educação Especial, título alcançado em 2021 pela Faculdade Única, e ingressou no curso de pós-graduação (mestrado) em zoologia stricto sensu pela Universidade de Brasília.

Luciani Bueno Tavares, Universidade Federal do Rio Grande

Mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2012) e Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (2007). Atuou, de 2013 a 2019, como docente do Curso de Física da Universidade Católica de Brasília (UCB). Dentre as atividades na UCB, coordenou o subprojeto Ciências/Física do Programa Residência Pedagógica (2018 a 2019) e subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2013 a 2018). Possui como temas de interesse principais: formação inicial e continuada de professores, estágios supervisionados e metodologias para o ensino de Ciências.

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Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

Artigos Científicos