POR UM CANAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA INICIANTES: A CONSTRUÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL SOBRE VÍDEOS QUE TEM CONFLITO SOCIOAMBIENTAL COMO MOTE

Autores

  • Cristiano Ramos de Carvalho IFRJ
  • Alexandre Maia Bomfim IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.1798

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Vídeos, Canal do Youtube

Resumo

A internet como um veículo de alcance em massa, se constitui como uma importante aliada em processos de divulgação de conhecimento. Para isso, dentre os diversos recursos existentes na internet, este artigo contará sobre o canal de Youtube “Educação Ambiental Crítica para Iniciantes”. Este tem por finalidade divulgar trabalhos sobre a Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica) realizados por graduados e pós-graduados nas universidades. Por intermédio de entrevistas, pesquisadores da área de EA-Crítica demonstram seus trabalhos e influenciam professores e alunos a pensarem a Educação Ambiental de uma maneira mais humana e vinculada as dinâmicas da sociedade. O canal foi criado e juntamente com ele, dois vídeos. Um deles abordando a maneira como a EA-Crítica vem sendo trabalhada em sala de aula, pela experiência de pesquisadores da área, e o outro, utilizou-se de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense, como uma maneira de inserir alunos do 1º ano do Ensino médio de uma escola localizada no Bairro do Centro no Município do Rio de Janeiro. A estratégia metodológica baseou-se na construção do canal do Youtube, fazendo com que professores e alunos compreendessem como abordar EA-Crítica na escola. Os vídeos criados e inseridos no canal são os primeiros de outros que serão colocados posteriormente.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental Crítica; Vídeos; Canal do Youtube.

Biografia do Autor

Cristiano Ramos de Carvalho, IFRJ

Mestrando em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Alexandre Maia Bomfim, IFRJ

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Ciências Humanas-Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO IV DE ENSINO SUPERIOR em SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pesquisa na área de Trabalho e Educação, Educação Ambiental. Vice-coordenador do Mestrado Acadêmico, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC.

Referências

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Produto Educacional