VOCÊ COMPARTILHA OU VERIFICA?: METODOLOGIA DE ENSINO SOBRE SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA BASEADA EM POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1759

Palavras-chave:

Adolescência, Sexualidade, Redes Sociais, Educação Sexual

Resumo

Paralelamente às intensas mudanças físicas, biológicas e comportamentais,  os adolescentes experimentam significativas transformações emocionais à medida que constroem novas relações interpessoais. As redes sociais se tornam grandes aliadas na manifestação de sentimentos, atitudes e decisões a respeito da vida particular que emergem nessa fase da vida. A preocupação com a abordagem do tema sexualidade nas escolas é recorrente, visto que a instituição escolar visa o desenvolvimento do indivíduo como um todo. O presente trabalho propõe uma metodologia que tem o intuito de auxiliar os estudantes, na compreensão do funcionamento do aparelho genital humano a partir de estudos de casos de adolescentes fictícios que relatam situações vividas por eles ou pensamentos em relação aos conceitos: ciclo reprodutivo, puberdade e idade reprodutiva. Dentro da proposta, os estudos de caso são apresentados aos estudantes na forma de relatos ou afirmações, simulando postagens em redes sociais. Infere-se a necessidade de permitir que os estudantes conheçam a linguagem científica, enxergando essa área da Ciência como uma atividade relacionada ao seu bem estar, à sua saúde, e que tem implicações diretas para  sociedade. Como forma de sustentar o Ensino por Investigação, a proposta apresenta alguns elementos para que o estudante raciocine cientificamente, adotando uma postura investigativa para a resolução dos casos.

Biografia do Autor

Amanda Gonçalves Edmundo Trevizani, Secretaria de Estado da Educação do Paraná -SEED-PR / Universidade Federal do Paraná (Mestranda PROFBIO)

Mestranda do PROFBIO / Programa de Mestrado Profissional de Biologia - UFPR

Flavia Sant'Anna Rios, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Departamento de Biologia Celular

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Publicado

2022-04-15

Edição

Seção

Produto Educacional