QUÍMICA E LITERATURA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO LIVRO “THE POISONER’S HANDBOOK”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1748

Palavras-chave:

literatura e ensino de química, livro paradidático, metodologias de ensino

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática cujo objetivo centra-se em ensinar a função orgânica álcool utilizando trechos do livro The Poisoner’s Handbooke notícias atuais como ponto de partida para a aprendizagem. O uso de textos literários e paradidáticos têm se mostrado um forte aliado do ensino de ciências pois permitem a contextualização de temas de modo a promover uma interface entre a comunicação científica e a comunicação popular da ciência através de histórias reais ou de ficção. Por outro lado, as sequências didáticas são formas de organizar as competências, habilidades e os conteúdos escolares de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito. Neste trabalho faz-se uma aproximação entre o ensino de química e a literatura de romance por meio de trechos do livro The Poisoner’s Handbook. O livroconta a história do médico legista Charles Norris, e do toxicologista, Alexander Gettler, que cuidaram de inúmeros casos de envenenamento na cidade de Nova York, em meados de 1920. Por abordar casos reais, o livro também tem a potencialidade de ser usado de forma interdisciplinar, já que são tratados conteúdos relacionados a química e biologia contextualizados ao período histórico-social da época, além do incentivo e aprimoramento do idioma inglês pelo aluno, caso o professor opte por utilizá-lo no idioma original. A sequência didática proposta neste trabalho explora o uso de outras metodologias inovadoras de ensino como: experimentos, jogos, textos de noticiários atuais e aplicativos para smartfones, a fim de contribuir para que o aluno assuma um papel ativo em sua própria aprendizagem. A partir de instrumentos de validação disponíveis na literatura da área, pode-se considerar que a sequência didática proposta atinge os princípios gerais para aplicação, atuando de maneira relevante no Ensino de Química.

Biografia do Autor

Leticia do Prado, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação para Ciência.

Larissa Dyovana de Oliveira Zamuner, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Química.

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Publicado

2021-10-05