O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM TEMAS RELACIONADOS À BIOÉTICA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1730Palavras-chave:
pensamento crítico, bioética, aborto, eutanásia, ética animal.Resumo
Pensar criticamente significa ter a capacidade de avaliar ideias e a disposição para ajustar pontos de vista de acordo com isso. Exercer o pensamento crítico é importante para a vida escolar e para o cotidiano. Neste artigo, apresentamos um relato de experiência da aplicação de oficinas sobre tópicos de bioética com dois grupos de diferentes idades: uma turma de Ensino Médio de uma escola pública da Serra Gaúcha e um grupo de adultos interessados no tema. O objetivo foi exercitar nos participantes um componente fundamental do pensamento crítico: a revisão de ideias. Na escola foram realizados encontros com duração de quarenta e cinco minutos, e com o grupo de adultos foram desenvolvidas três oficinas de aproximadamente três horas. Foram discutidos assuntos como o aborto, o uso de animais para atividades humanas e a eutanásia. Para cada tema, os participantes foram convidados a refletir sobre eles, e utilizaram uma escala que indicava a confiança que tinham em seu ponto de vista sobre o assunto. Após, compartilharam com os colegas as suas conclusões, seu grau de confiança nelas e as razões que as sustentavam. Foi perceptível que os alunos jovens mudaram de ideia ao longo das oficinas, enquanto os adultos pouco mudaram de opinião. Durante as discussões com o grande grupo, os adultos possuíam resistência em reconhecer a relevância de argumentos dos outros, e procuravam rebatê-los. Por outro lado, os jovens mostraram-se mais ponderados durante a discussão e tentavam entender os motivos dos argumentos opostos. A escala de confiança nas crenças oportunizou aos participantes refletir sobre o conteúdo e os processos de seus pensamentos, aspectos que são fundamentais para pensar criticamente. O uso dessa estratégia pode ser ampliado para outros temas das Ciências, em diferentes níveis de ensino, e assim professores podem criar situações nas quais o pensamento crítico dos estudantes seja exercido.
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