O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM TEMAS RELACIONADOS À BIOÉTICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Paula Cavion Costa Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Júlia Piccini Ferrarini Universidade de Caxias do Sul
  • Guilherme Brambatti Guzzo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1730

Palavras-chave:

pensamento crítico, bioética, aborto, eutanásia, ética animal.

Resumo

Pensar criticamente significa ter a capacidade de avaliar ideias e a disposição para ajustar pontos de vista de acordo com isso. Exercer o pensamento crítico é importante para a vida escolar e para o cotidiano. Neste artigo, apresentamos um relato de experiência da aplicação de oficinas sobre tópicos de bioética com dois grupos de diferentes idades: uma turma de Ensino Médio de uma escola pública da Serra Gaúcha e um grupo de adultos interessados no tema. O objetivo foi exercitar nos participantes um componente fundamental do pensamento crítico: a revisão de ideias. Na escola foram realizados encontros com duração de quarenta e cinco minutos, e com o grupo de adultos foram desenvolvidas três oficinas de aproximadamente três horas. Foram discutidos assuntos como o aborto, o uso de animais para atividades humanas e a eutanásia. Para cada tema, os participantes foram convidados a refletir sobre eles, e utilizaram uma escala que indicava a confiança que tinham em seu ponto de vista sobre o assunto. Após, compartilharam com os colegas as suas conclusões, seu grau de confiança nelas e as razões que as sustentavam. Foi perceptível que os alunos jovens mudaram de ideia ao longo das oficinas, enquanto os adultos pouco mudaram de opinião. Durante as discussões com o grande grupo, os adultos possuíam resistência em reconhecer a relevância de argumentos dos outros, e procuravam rebatê-los. Por outro lado, os jovens mostraram-se mais ponderados durante a discussão e tentavam entender os motivos dos argumentos opostos. A escala de confiança nas crenças oportunizou aos participantes refletir sobre o conteúdo e os processos de seus pensamentos, aspectos que são fundamentais para pensar criticamente.  O uso dessa estratégia pode ser ampliado para outros temas das Ciências, em diferentes níveis de ensino, e assim professores podem criar situações nas quais o pensamento crítico dos estudantes seja exercido.

Biografia do Autor

Paula Cavion Costa, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bióloga formada pela Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul

Referências

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos Científicos