APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1607Palavras-chave:
Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em problemas, Relato de experiência.Resumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma proposta de ensino e aprendizagem focada nos pressupostos teóricos das metodologias ativas, é uma abordagem que se contrapõe a modelos de ensino tradicional e coloca os alunos no centro do processo como agentes empenhados em resolver problemas reais. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência com a metodologia de aprendizagem baseada em problemas na disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências de um programa de pós-graduação de uma Universidade Pública Federal. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, por meio do qual apresentamos uma oficina pautada no ensino híbrido. Para isso, optamos pelo modelo de rotação por estações, no qual os estudantes percorreram quatro estações de trabalho fixas na sala de aula, compostas de atividades distintas - uma delas realizada por meio de um recurso tecnológico em um contexto online como proposta de solução para o problema em ABP apresentado na Disciplina. A vivência com a metodologia ABP possibilitou-nos, sobretudo, refletir acerca de nossa prática docente. Os integrantes da oficina perceberam o quanto essa metodologia auxilia o processo de ensino e aprendizagem, promovendo momentos mais participativos para os discentes e auxiliando à sua formação a partir de sua própria construção do conhecimento.
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