APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Mayara Lopes de Freitas Lima Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) http://orcid.org/0000-0003-0231-3513
  • Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • David Gadelha da Costa Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Judimar Teixeira da Silva Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Viviane Barbosa da Silva Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Bruna Kelly Pereira Alves de Souza Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Renato Veríssimo de Souza Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ivoneide Mendes da Silva Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1607

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em problemas, Relato de experiência.

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma proposta de ensino e aprendizagem focada nos pressupostos teóricos das metodologias ativas, é uma abordagem que se contrapõe a modelos de ensino tradicional e coloca os alunos no centro do processo como agentes empenhados em resolver problemas reais. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência com a metodologia de aprendizagem baseada em problemas na disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências de um programa de pós-graduação de uma Universidade Pública Federal. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, por meio do qual apresentamos uma oficina pautada no ensino híbrido. Para isso, optamos pelo modelo de rotação por estações, no qual os estudantes percorreram quatro estações de trabalho fixas na sala de aula, compostas de atividades distintas - uma delas realizada por meio de um recurso tecnológico em um contexto online como proposta de solução para o problema em ABP apresentado na Disciplina. A vivência com a metodologia ABP possibilitou-nos, sobretudo, refletir acerca de nossa prática docente. Os integrantes da oficina perceberam o quanto essa metodologia auxilia o processo de ensino e aprendizagem, promovendo momentos mais participativos para os discentes e auxiliando à sua formação a partir de sua própria construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Mayara Lopes de Freitas Lima, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Membro do Grupo de Pesquisa Educometria (UFPE) e do Grupo de Pesquisa MuPI (UFRPE). Bolsista da CAPES.

Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências - LAPEC. Bolsista da CAPES.

David Gadelha da Costa, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas. 

Judimar Teixeira da Silva, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestra em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ativa.

Viviane Barbosa da Silva, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ativa.

Bruna Kelly Pereira Alves de Souza, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas.

Renato Veríssimo de Souza, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Membro do Grupo de Pesquisa DIAHLOGCOM - Grupo de Estudos em Dialética, Hermenêutica, Dialogicidade e Complexidade no Ensino de Ciências

Ivoneide Mendes da Silva, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Docente Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ativa.

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Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Relato de Experiência