Júri simulado e PBL como estratégia metodológica no ensino remoto para o estudo de alterações cromossômicas: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2200Palavras-chave:
Metodologia Ativas, Citogenética, Aneuploidia, Síndrome de DownResumo
A pandemia destacou métodos de ensino que viabilizam o ensino remoto e a autonomia do aluno. As Metodologias Ativas, estratégias de ensino que estimulam o protagonismo do discente no processo de aprendizagem, sendo o professor um mediador na construção do conhecimento, mostraram-se adequadas tanto no ensino presencial, como no remoto. O Júri Simulado (JS) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning-PBL) são exemplos de metodologias ativas que possibilitam vivenciar questões reais, desenvolvem a argumentação e a apropriação do conteúdo. O estudo apresenta a execução do JS associado ao PBL, em uma aula sobre alterações cromossômicas numéricas, na componente curricular Citogenética, do curso de Biologia. O PBL contendo o caso levado ao JS foi apresentado aos alunos, que assumiram os personagens do júri. A turma avaliou a atividade por meio de questionário, indicando as potencialidades desenvolvidas, como argumentação, facilitação da aprendizagem, capacidade de discutir e compreensão do assunto abordado.
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