Júri simulado e PBL como estratégia metodológica no ensino remoto para o estudo de alterações cromossômicas: relato de experiência

Autores

  • Ester Silva Chaves Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) http://orcid.org/0000-0002-1165-7281
  • Leandro Laranjeira da Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
  • Maúna da Silva Godinho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Normando José Queiroz Vianna Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Alessandra de Rezende Ramos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -UNIFESSPA e Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2200

Palavras-chave:

Metodologia Ativas, Citogenética, Aneuploidia, Síndrome de Down

Resumo

A pandemia destacou métodos de ensino que viabilizam o ensino remoto e a autonomia do aluno. As Metodologias Ativas, estratégias de ensino que estimulam o protagonismo do discente no processo de aprendizagem, sendo o professor um mediador na construção do conhecimento, mostraram-se adequadas tanto no ensino presencial, como no remoto. O Júri Simulado (JS) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning-PBL) são exemplos de metodologias ativas que possibilitam vivenciar questões reais, desenvolvem a argumentação e a apropriação do conteúdo. O estudo apresenta a execução do JS associado ao PBL, em uma aula sobre alterações cromossômicas numéricas, na componente curricular Citogenética, do curso de Biologia. O PBL contendo o caso levado ao JS foi apresentado aos alunos, que assumiram os personagens do júri. A turma avaliou a atividade por meio de questionário, indicando as potencialidades desenvolvidas, como argumentação, facilitação da aprendizagem, capacidade de discutir e compreensão do assunto abordado.


Biografia do Autor

Ester Silva Chaves, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Formada em Liceciatura em Ciências Naturais (2016) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Mestra em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM (2022) pela UNIFESSPA.

Leandro Laranjeira da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Formado em Licenciatura plena em Ciências Naturais habilitação Biologia, Universidade Estadual do Pará - UEPA. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.

Maúna da Silva Godinho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Estudante de Ciências Biológicas (bacharelado) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPESPA.

Normando José Queiroz Vianna, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor adjunto na graduação em Psicologia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA; doutor em Psicologia Cognitiva - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2016), com cumprimento de período de doutorado sanduíche no exterior no Centro em Rede de Investigação em Antropologia - CRIA, no Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, sob o fomento de bolsa da CAPES; mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010); especialista em Psicologia Social e Comunitária pela Faculdade Frassineti do Recife - FAFIRE (2004) e graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO (2000). Tem experiência na área, com ênfase em cognição social e psicologia social e comunitária atuando, principalmente, nos seguintes temas: cognição, consciência, autoconsciência, self simbólico, experiência interna, padrões de atratividade, gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos.

Alessandra de Rezende Ramos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -UNIFESSPA e Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA

Bacharel em Biologia pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Genética e Biologia Molecular na mesma Instituição e Doutorado em Genética e Biologia Molecular realizado numa parceria entre Embrapa Recursos Genéticos e UFPA. Professor Associado II do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas, da Universidade Federal do Oeste do Pará. Membro permanente do Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Biologia Molecular (Interação Planta-patógeno), Fitotecnia, Ensino e Aprendizagem em Ciências e Educação Ambiental.

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Publicado

2022-09-26